Missão Empresarial Brasil-Portugal

Participantes da Missão Empresarial FENACON participam de webinar no auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados de Portugal

Compartilhe

Comitiva foi recebida pela dirigente da OCC, Paula Franco,que esteve acompanhada pelo vice-presidente Jorge Barbosa e o diretor Manuel Teixeira

Na segunda (6/2), no período da tarde, a comitiva da Fenacon esteve no auditório Antonio Domingues de Azevedo, em Lisboa, para um encontro de negócios promovidos pela Ordem dos Contabilistas Certificados de Portugal (OCC). Eles foram recebidos pela bastonária da entidade, Paula Franco, que esteve acompanhada pelo vice-presidente Jorge Barbosa e o diretor Manuel Teixeira.

Na ocasião, Paula apresentou aos cerca de 30 empresários brasileiros algumas das vantagens de investir no país. “A nossa profissão, tanto aqui quanto no Brasil, precisam de premissas, como estar bem informado e investir em formação contínua. É preciso ter equivalência das áreas, o que nos diferencia é a legislação fiscal, consequentemente é importante que os profissionais conheçam a legislação portuguesa, com as informações contábeis locais. Nós precisamos muito de profissionais para a área”, disse.

O presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, lembrou que “no Brasil existem cerca de 83 mil empresas ligadas à área da contabilidade”. Em seguida, ainda no período da tarde, a comitiva acompanhou a exposição do Banco BTG sobre como investir em Portugal, apresentada pelo sócio da instituição, Rodrigo Motta. “É muito importantes que os empresários brasileiros cheguem aqui de maneira correta e que possam ter acesso aos benefícios fiscais que o país oferta, os quais podem perdurar por dez anos”, disse.

Depois, o CEO das empresas do Grupo UWU Solutions, Marco Libório, ministrou a palestra como abrir negócios em Portugal.

“É fundamental analisar se o produto ou serviço que quer desenvolver faz sentido, uma vez que Portugal possui um mercado pequeno se comparado ao Brasil. O que pode motivar mais brasileiros a investi em Portugal é que no país tudo é mais simplificado, sem tanta burocracia”, disse Marco.

No seguimento do dia, foi realizada a palestra panorama das questões jurídicas, apresentada pelo advogado da Rede Jur e administrador em Portugal, Sérgio Moreira. O dia findou com encontro com empresários locais na própria OCC.

Mais Fenacon