Missão Empresarial Brasil-Portugal

Missão Empresarial FENACON – Portugal é assunto em jornal português

Compartilhe

A Missão Empresarial FENACON – Portugal foi tema de uma matéria produzida pelo jornal português Correio do Minho. Cerca de trinta empresários brasileiros, de diversos setores, participaram da missão a fim de identificar oportunidades de negócio na região.

Representantes de entidades apoiadoras que receberam a comitiva em Portugal reconheceram que essa foi uma grande oportunidade de networking entre os países.

Leia na íntegra!

Braga na rota dos brasileiros que querem investir na Europa

Comitiva com trinta empresários brasileiros, de diversos setores de atividade, visitou ontem Braga para identificar oportunidades de negócio ou cooperação com o tecido empresarial da região.

Foi em Braga que terminou ontem a Missão Empresarial Brasil-Portugal, uma iniciativa que trouxe à capital minhota cerca de trinta empresários brasileiros de diferentes áreas de atividade, que estão a explorar possibilidades de instalação de negócios na Europa.


Esta missão empresarial da FENACON- Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas foi promovida pela Funcex Europa – Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.

A comitiva foi recebida por Carlos Silva, o administrador da InvestBraga, que explicou que esta recepção se insere nas ações de networking empresarial que a InvestBraga promove enquanto Agência para a Dinamização Econômica.


“Com esta iniciativa, procuramos partilhar as vantagens competitivas da nossa região. Somos uma região muito forte em alguns setores”, descreveu Carlos Silva, dirigindo-se aos empresários e realçando ainda que a promoção de contatos com empresários de Braga permitirá “criar e explorar sinergias” que podem ser partilhadas em termos de experiências e áreas de negócio. “A FENACON representa 400 mil empresas nos setores mais diversos e é um mercado interessante para Portugal, para Braga especialmente, e para Europa em geral”, referiu Carlos Silva.


O administrador da InvestBraga disse ainda esperar que esta iniciativa “possa contribuir para criar oportunidades de colaboração entre os empresários, que não apenas oportunidades de negócios, mas também no desenvolvimento em áreas estratégicas”.


Já Bruno Gutman, diretor da Funcex Europa, referiu aos empresários que teriam oportunidade de conhecer a região Norte de Portugal, em concreto a capital do Minho, que descreveu como “uma região muito industrializada e onde existe a Universidade do Minho, uma das maiores universidades do mundo e das que mais cresce em estatísticas de qualidade. É também uma área geográfica onde se desenvolve muito a tecnologia. Por exemplo, a Bosch tem aqui um polo de investigação; é também aqui que se situa o INL, um centro ibérico onde se desenvolvem as maiores pesquisas de nanotecnologia do mundo”.


O evento integra a missão de uma semana que tem foco no processo de formação e consultoria para negócios internacionais. A finalidade da missão é fomentar negócios entre Brasil e Portugal por meio dos empresários e desenvolver o know-how para multiplicar as missões entre os dois países.


Bruno Gutman realçou ainda que esta “é uma região extremamente fértil e está aberta para às relações com o Brasil”, pelo que esta missão da Funcex Europa é mais uma ajuda para “abrir a porta para ter acesso a todas as instituições e empresas da região, com o objetivo de potenciar cada vez mais as relações entre Brasil e Portugal”.


O padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor do Rio de Janeiro, foi convidado a integrar esta missão empresarial. Ele realçou que Lisboa vai receber em breve a Jornada Mundial da Juventude e que os santuários do Brasil estão a organizar-se para marcar presença no evento em Portugal, deixando já um apelo aos empresários para que ajudem a viabilizar essa participação brasileira num dos maiores eventos do mundo, que contará com o Papa.

Fonte: Correio do Minho

Mais Fenacon