Encerrada na última sexta (10/02), Missão Brasil-Portugal da FENACON entregou certificados de participação aos empresários membros da comitiva
Com o foco em diversificação de investimentos, um grupo de 33 empresários liderados pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), incluindo advogados, contabilistas e gestores de fundos de investimentos brasileiros, visitaram Portugal e diversos estabelecimentos empresariais do país em busca de oportunidades de negócios.
Durante uma semana, estiveram nos principais centros urbanos do país europeu para conhecer a legislação e os principais tipos de negócios que são abertos no país. Além disso, a finalidade foi firmar parcerias com empreendedores locais em áreas diversas. Entre os segmentos que mais chamaram atenção estão construção civil, educação, saúde, meio ambiente e tecnologia da informação.
Segundo o presidente da FENACON, Daniel Coêlho, a demanda por investimentos é crescente. “O país está estrategicamente posicionado, tem uma ótima infraestrutura, com bons aeroportos e um porto, segurança e uma língua que facilita. Não por acaso, grandes corporações decidiram se instalar em território luso nos últimos anos. “Em relação aos demais países europeus, Portugal ainda tem um custo baixo para empreender, sem falar em um sistema tributário mais simplificado e bons serviços públicos de saúde e educação”, destacou.
Coêlho avaliou como muito positiva a visita e projetou excelentes negócios firmados. Isso porque o país possui um total de 10 milhões de habitantes e quase 500 milhões de consumidores aptos a consumirem produtos diversos.
Visitas
No primeiro dia da viagem, a comitiva da FENACON esteve no auditório Antonio Domingues de Azevedo, em Lisboa, para um encontro de negócios promovidos pela Ordem dos Contabilistas Certificados de Portugal (OCC). Eles foram recebidos pela bastonária da entidade, Paula Franco, que esteve acompanhada pelo vice-presidente Jorge Barbosa e o diretor Manuel Teixeira.
Na ocasião, Paula Franco apresentou aos cerca de 30 empresários brasileiros algumas das vantagens de investir no país. “A nossa profissão, tanto aqui quanto no Brasil, precisam de premissas, como estar bem informado e investir em formação contínua. É preciso ter equivalência das áreas, o que nos diferencia é a legislação fiscal, consequentemente é importante que os profissionais conheçam a legislação portugues, com as informações contábeis locais. Os desafios não são muito diferentes, que é tornar a contabilidade proativa para os jovens e trazer profissionais para os iniciantes. Nós precisamos muito de profissionais para a área”, disse.
Depois, o CEO das empresas do Grupo UWU Solutions, Marco Libório, ministrou a palestra como abrir negócios em Portugal. “É fundamental analisar se o produto ou serviço que quer desenvolver faz sentido, uma vez que Portugal possui um mercado pequeno se comparado ao Brasil. O que pode motivar mais brasileiros a investi em Portugal é que no país tudo é mais simplificado, sem tanta burocracia”, disse Marco.
No seguimento da programação, foi realizada a palestra panorama das questões jurídicas, apresentada pelo advogado e administrador em Portugal, Sérgio Moreira, que frisou a importância do empresário conhecer a legislação do país em que pretende investir. “É fundamental a qualquer empresário conhecer o enquadramento político, legislativo e de tribunal do país em que visa investir, pois essas condicionantes são fundamentais para orientar de alguma forma o ambiente legal da empresa. E preciso perceber ainda que Portugal faz parte de uma união de 27 países, que tem livre circulação, logo não tem barreiras físicas, em que há uma moeda comum e um controle comum pelo mercado europeu”, disse. O dia findou com encontro com empresários locais na própria OCC.
A Missão Brasil-Portugal da FENACON também contou com a presença do fundador da SCI Sistemas Contábeis, Elinton Marçal, um dos patrocinadores da iniciativa. Marcal falou um pouco sobre a sua trajetória profissional e disse que a SCI Contábeis existe há 32 anos.
“O grande desafio da tecnologia não é chegar ao topo, é se manter no topo. Todo dia surgem novos desafios, como tecnologias novas, legislação nova e as empresas precisam sempre se reinventar. Somos muito gratos aos contadores do Brasil. Antes da pandemia tínhamos 280 profissionais em Blumenal, hoje somos 500. Temos 40 unidades no país, e temos como principais produtos voltados às empresas contábeis”, disse.
Outro patrocinador da viagem foi o Sistema CNC-Sesc-Senac. Ao se manifestar durante o evento sobre a viagem, Elielson Almeida, Relações Institucionais e Governamentais na CNC, falou sobre os eixos de atuação e a finalidade da entidade com foco no mercado internacional e parcerias.
“Somos responsáveis por 70% do PIB nacional e é um grande prazer participar desse momento. Nos gratifica muito poder participar dessa atividade. Fazemos um trabalho de acompanhamento do poder executivo e legislativo, além da área internacional. Temos nos estruturado para intensificar essa atuação para que possamos ter resultados ainda mais positivos para empresas e sindicatos e que as fronteiras estejam abertas e a internacionalização possa acontecer”, disse.
Os empresários brasileiros também estiveram na Câmara Municipal de Matosinhos, em Portugal. Eles foram recepcionados pela vereadora da economia e internacionalização, Marta Pontes. Em seguida, foram para o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). No local, participaram da apresentação “Análises de oportunidades de interncionalização e de formação mestrado”.
Na sequência, participaram de apresentação da Porto Executive Academy – Análise de Oportunidades de Formação, onde debateram sobre as oportunidades de investimento no Conselho e na Região.
O presidente ISCAP, Manuel Moreira da Silva, comentou sobre o convenio firmado com a FENACON. “Uma honra recebê-los aqui e termos esse convênio. Nossa capacidade de interagir com o mercado nacional e capacitar pessoas. No futuro teremos capacitação voltada para diferentes sindicatos que a própria FENACON possa ter. É a primeira vez que temos contato direto com entidade com tantos membros, que representa mais de 4 mil associados e tem dimensão nacional no Brasil. Para nós é um prazer e um grande desafio”.
Ainda durante a viagem, a comitiva brasileira esteve na Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), seguida da visita à Câmara Municipal de Braga, onde foram recepcionados pelo presidente. “É uma parceria natural e uma honra para a Fundação, que foi a primeira a se internacionalizar. A nossa excelência se mede pela excelente dos nossos parceiros, por isso nós podemos ter o privilégio de sentar com nossos pares e traduzir a nossa excelência”, disse Antônio Carlos da Silveira Pinheiro, presidente da FUNCEX.
Em seguida, participaram da Invest Braga, com a palestra do diretor da Invest Braga, Gil Carvalho e diretor do Altice Forum Braga, José Coutinho. “Braga tem se apresentado com potencial muito forte para desenvolvimento econômico e isso tem sido evidente nas empresas que hoje estão aqui. Não só na indústria, mas em tecnologia da informação, hoje temos grandes grupos econômicos mundiais que estão aqui e criam emprego qualificado, e esse é o grande valor de Braga, nós produzimos talentos e temos multinacionais instaladas, o que atrai emprego e novos investimentos”, disse Gil Carvalho.
Na sexta-feira (10/02), no encerramento da Missão, foram entregues os certificados de participação aos empresários membros da comitiva.
Confira aqui a galeria de fotos