Notícias

“Certificado Digital Fenacon|CD: explicando do zero”: Saúde, justiça, educação. Qual certificado usar nessas e em outras situações?

Compartilhe

Como você leu no texto anterior da série “Certificado Digital Fenacon|CD: explicando do zero”, existem diferentes tipos de certificado digital e cada um deles tem uma funcionalidade. Se você precisa de um certificado digital para uma determinada situação, saiba qual é o mais indicado para você.

Na área de saúde, o certificado digital pode ser usado por profissionais para prescrever medicação por meio de receitas médicas, solicitar exames e emitir atestados. Além disso, é necessário para assinatura de obrigações como a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED). Nesse caso, o e-CPF e o e-CNPJ são os mais adequados.

Na justiça, o certificado digital é usado para reduzir a burocracia, assinar contratos, documentos e petições e no acesso a portais e serviços da Receita Federal, entre outros usos.

Já na educação, é possível digitalizar todos os processos realizados pelas secretarias acadêmicas como contratação de fornecedores, assinatura dos diplomas e atestados, contrato de estágio, matrícula e gestão de documentos como histórico escolar. Para essa área, recomenda-se os certificados e-CPF e e-CNPJ.

Para uso na Receita Federal e demais exigências do Governo, o e-CPF e o e-CNPJ são as melhores opções. Com um deles, você acessa as plataformas públicas como Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), obtém certidões na Receita Federal do Brasil (RFB), consulta e atualiza os cadastros de contribuinte de pessoa jurídica (PJ), cadastra procurações e acompanha processos tributários.

Por fim, o certificado CT-e FENACON|CD é indicado para empresas que precisam emitir e assinar documentos fiscais eletrônicos para transporte de carga. Assim como o certificado digital NF-e, utilizado para emissão de notas fiscais, o CT-e também pode ser emitido para vários funcionários da empresa e exige a presença física do representante legal ou de uma procuração no ato da validação dos documentos.

Se nenhuma dessas categorias suprir sua necessidade, você pode montar seu certificado personalizado de acordo com a utilidade que precisar.
Acesse o site https://www.fenaconcd.com.br/inicio e confira!

Acompanhe as redes sociais da Federação:

Instagram

Facebook

Twitter

Linkedin

Leia também: Certificado Digital FENACON|CD: explicando do zero – O que é e como adquirir um certificado digital?

Leia também: “Certificado Digital Fenacon|CD: explicando do zero”: Entenda os tipos de certificado e a utilidade de cada um

Mais Fenacon