Rede de Notícias

Sescon GF promove o Momento Fiscal 2021 no formato virtual em sete cidades da Grande Florianópolis

Compartilhe

Pela primeira vez on-line e com novo nome, a tradicional Semana Fiscal chega à sua nona edição

O Momento Fiscal, evento do Sescon Grande Florianópolis (SESCON GF) conhecido tradicionalmente como Semana Fiscal, retornou ao calendário de eventos da entidade após dois anos de hiato. Ao todo, sete municípios receberão rodadas de debates com órgãos públicos municipais entre os meses de setembro e novembro. Exclusivo para inscritos, o evento é transmitido pelo YouTube.

Palhoça foi a cidade escolhida para abrir o evento neste ano. A rodada aconteceu no dia 14 de setembro e contou com a presença do Prefeito Municipal, Eduardo Freccia, e das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e da Fazenda, Procuradoria Geral do Município e Corpo de Bombeiros. Mediado pelo diretor regional de Palhoça, Jefferson Miguel, o Momento Fiscal proporcionou ao público explanações e esclarecimentos sobre processos ocorridos dentro de cada órgão, além de respostas para dúvidas que
chegavam ao vivo por parte dos contadores participantes.

“Este evento é de extrema relevância, e temos a felicidade de sermos o primeiro município a participar neste formato inédito para o Momento Fiscal do Sescon GF”, disse o diretor Jefferson Miguel, responsável pela seleção da pauta e de convidados do evento.

Veja como foi o Momento Fiscal Palhoça

Nesta última terça-feira, 28 de setembro, foi a vez dos contadores de São José participarem do Momento Fiscal com órgãos públicos do município. Entre os assuntos abordados durante as apresentações da Prefeitura Municipal e Corpo de Bombeiros, destaca-se a modernização e a digitalização dos processos de São José. Demonstrando esforço em tornar os processos mais dinâmicos e menos manuais, os representantes das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Receita, Casa Civil, Diretoria de Fiscalização Tributária e SSCI de São José apresentaram projetos e propostas que impactarão diretamente no dia a dia dos escritórios contábeis. O evento foi mediado pelo presidente Darley Grando.

“O Momento Fiscal proporciona o acesso dos contadores ao dia a dia da prefeitura, nos permitindo ver as ações que agilizam e desburocratizam os processos de registro sempre que possível”, pontou Grando, que demonstrou a expectativa de que ainda mais ações, além das apresentadas no evento, possam ser criadas e implementadas.

Veja como foi o Momento Fiscal São José

Além de Palhoça e São José, receberão rodadas do Momento Fiscal 2021 as cidades de Tijucas, Florianópolis, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Garopaba, que tem sua rodada marcada para acontecer em 18 de outubro. As inscrições poderão ser feitas, em breve, no site do Sescon GF. As datas para as demais cidades serão divulgadas nas próximas semanas.

Tendo o contador como público alvo, o Momento Fiscal promove gratuitamente debates sobre as facilidades, evoluções nos ritos processuais e os entraves relativos a cada órgão público a fim de ajustar processos, discutir melhorias contínuas e aproximar o relacionamento dos responsáveis pelos serviços
prestados. É um importante evento para incrementar e impulsionar a economia dos municípios, bem como facilitar os trâmites das empresas e assim garantir a atratividade das cidades que compõem a Grande Florianópolis.

O presidente do Sescon GF, Darley Grando, explica que a alteração do nome do evento não se dá apenas pela modificação do formato ao qual o público já estava acostumado: “A pandemia adiou o evento no ano anterior e nos fez enxergar o virtual como oportunidade de chegar a mais profissionais. Até 2018,
fazíamos uma semana inteira de debates presenciais com os órgãos públicos, mas desta vez o Momento Fiscal democratiza o acesso de contadores que por qualquer motivo não conseguem se deslocar a um espaço físico”.

Grando destaca que o evento proporciona mais visibilidade e oportunidade à classe contábil, valorizando a relação de cada município com seus contribuintes e empresários, a partir do debate de funcionamentos dos órgãos de registro e suas especificidades. “Nós queremos promover o debate de todos os municípios participantes, trazendo como mediadores dos eventos os respectivos diretores regionais, que convivem com os demais contadores e possuem contato direto com os órgãos”, conclui o presidente.

Fonte: SESCON GF

Mais Fenacon