Rede de Notícias

Presidente do SESCAP-CE participa de Sessão Solene em homenagem ao Dia do Profissional de Contabilidade

Compartilhe

Carlos Átila participou da sessão realizada pela Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (24/04), Sessão Solene em homenagem ao Dia do Profissional de Contabilidade. A solenidade teve como propositor o vereador Júlio Brizzi (PDT), através do requerimento 0036/2023, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. O próprio autor da homenagem, vereador Júlio Brizzi, presidiu a sessão em nome do presidente da Legislativa Municipal, Gardel Rolim (PDT).

Em sua saudação aos homenageados e aos presentes, Brizzi afirmou que se sente muito à vontade em realizar a homenagem, pois trabalhou oito anos com contabilidade. “Iniciei o curso, mas acabei me formando em Direito, mas tenho muito carinho pela profissão. Na época, usávamos muito papel e disquetes para entregar a declaração na Receita. Sem o profissional de contabilidade não tem estado, não tem emprego, não tem como empreender. Vocês são fundamentais, sem vocês para atender o pequeno e médio empresário, acertando a burocracia, instrução normativa, etc, fica dif´ícil empreender no Brasil, pois todos os dias são feitas várias normas tributárias. A sociedade deve muito ao trabalho e dedicação dos profissionais de contabilidade”, afirmou,

Em seguida, a fala foi concedida aos integrantes da mesa solene. O primeiro a falar com Ananias Rebouças, da ACONTECE. “Nos últimos 10 anos a ACONTECE fez uma parceria com a Câmara para as homenagens aos contadores e contabilistas. Temos trabalhos relevantes. Somos intermediários do povo com o governo. Responsável pela continuidade e sobrevivência das empresas”, disse.

Felipe Guerra, do Conselho Regional de Contabilidade, agradeceu a Câmara por mais uma vez proporcionar essa conexão com os contabilistas. “É uma data muito especial, pois contempla também os técnicos e toda classe contábil. É importante ressaltar que o trabalho é fundamental para termos uma nação mais justa e próspera”, frisou. Manoel Pinheiro, da FECON, parabenizou os representantes das entidades presentes. “Quero parabenizar a todos profissionais e em especial os nossos mestres aqui presentes”.

Clenilton Medeiros (Apecec) disse que os contabilistas têm grande importância, pois trabalham pela justiça fiscal, para trazer benefícios à sociedade. “Muitos contabilistas doam seu tempo na Justiça Gratuita para ajudar a sociedade,” comentou. Carlos Átila (Fescap-CE) observou que os contabilistas exercem um papel social hiper-relevante, o de atuar para que a sociedade possa existir. “Trabalhamos diante de um cenário tributário adverso, mas temos fé, e a fé é quando decidimos agir, mesmo diante das maiores dificuldades da vida”, salientou.

Por fim, Tiago Bezerra (IBRACON) disse que a valorização do profissional contábil é muito importante. “Quero parabenizar os professores que formam os nossos jovens que estão ingressando na nossa profissão. Eles que têm grande importância para a sociedade”, concluiu.

Homenagens

Em seguida foram feitas as homenagens da noite com a entrega de certificados aos seguintes profissionais: Manoel Pinheiro Cavalcante; Sérgio Ferreira Rodrigues; Josué Viana de Oliveira Neto; Rondinelly Coelho Rodrigues; Francisco Marcelo Avelino Júnior; Maria Silvana Ribeiro da Costa; Eduardo de Araújo Azevedo; Sandra Maria Solon de Paula; Miguel Carioca Neto; Camila Antunes Coelho; Roberta Carvalho de Alencar; Maria Ricarte Urbano; Samuel Leite Castelo; Clara Germana Torquato; Veridiana Dutra; Nirleide Carvalho Coelho; Nadja Helena Martins Saraiva; Daniel Mesquita Coelho, representado pelo senhor Carlos Átila; Antônio Gilmário Moreira de Lima; Anaide Diógenes Soares Pinheiro; Maria Zulene de Oliveira Souza; Sérgio de Melo Duarte; José Walter de Araújo Dias; José Mílton de Cerqueira; Antônio Teixeira Carvalho, representado por Pedro Carvalho; Francisco de Assis Lopes de Castro; Ricardo Guimarães Fernandes.

Mesa solene foi composta por: presidente do Conselho Regional dos Contabilistas, Felipe Guerra; presidente da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (ACONTECE), Ananias Rebouças Brito; presidente da Federação dos Contabilistas do Norte e Nordeste (FECON/NORTE E NORDESTE), Manoel Pinheiro Cavalcante; presidente da Associação dos Peritos Contadores do Estado do Ceará (Apcec), Clenilton Medeiros; presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará (Sescap-CE), Carlos Átila Ferreira de Sousa; Presidente do Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (Ibracon) Thiago Bezerra.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza

Fotos: SESCAP-CE

Mais Fenacon