Rede de Notícias

SESCON-DF recebe moção de louvor na Câmara Legislativa do Distrito Federal

Compartilhe

Sessão solene prestou homenagem aos contabilistas

Sessão solene realizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) durante a manhã desta terça-feira (25) prestou homenagem aos contabilistas. O evento foi proposto pelo deputado Jorge Vianna (PSD) na data que celebra o Dia do Contabilista e afirmou seu compromisso com a categoria. “A partir de agora, podem contar com esse deputado porque a partir de agora vocês ganharam um guerreiro aqui, um defensor dessa categoria”, anunciou o Ouvidor da CLDF.

“O profissional de contabilidade tem papel importante em diversas áreas, não só para quem tem empresa. Faço questão de lembrar o período de dificuldade que passamos com a pandemia. Tenho certeza de que vocês, contabilistas, estavam também ajudando quem estava na linha de frente da pandemia”, disse Vianna.

O parlamentar rendeu homenagem especial a seu tio, José Francisco Viana, que é contabilista. “A gente se espelha em pai, mãe, irmão, amigos e pessoas que são exemplo. Muitos da minha família se espelharam no meu tio, que hoje é uma pessoa bem-sucedida por mérito. Você nos passa essa mensagem de que as coisas dão certo quando se acredita no seu ideal e trabalha por ele”, contou o distrital, convidando o tio para sentar-se ao seu lado.

“Agradeço a homenagem e lembro que aquele profissional de contabilidade que busca se atualizar está muito bem posicionado, seja em um escritório, seja em uma empresa porque há carência desses profissionais”, registrou José Francisco.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon/DF), Alexandre Alves do Nascimento, defendeu que a contabilidade é uma das mais importantes profissões do mundo moderno. “Somos responsáveis por fornecer informações financeiras, precisas e relevantes. O trabalho dos contadores é fundamental para a transparência e a confiabilidade dos dados financeiros das empresas. Por exemplo, sem a atuação dos contadores, os investidores não teriam a segurança necessária para confiar nas informações das empresas. Estar aqui na CLDF é importante porque aqui são aprovadas as leis que afetam o nosso trabalho e, principalmente, podem dar melhor cenário de competitividade às empresas”, declarou Alexandre.

Já o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal (Acicon/DF), Adriano de Andrade Marrocos, afirmou que a instituição está sempre buscando contribuir para o desenvolvimento da ciência contábil, não apenas da prática. “Todos os dias você pode contar com o profissional da contabilidade. Contar para gerar dados e informações credíveis. Contar para transformar a economia. Contar para auxiliar na gestão dos empreendimentos. Contar para promover a transparência pública. Contar para a orientação e apoio ao terceiro setor. Há anos somos mais consultores do que executores. Durante a pandemia, não deixamos de atuar um dia sequer. Foram rescisões, férias, revisão de acordos, parcelamento de impostos, guias emitidas. Enfim, passamos pela pandemia junto com os profissionais de saúde”, falou Adriano, que também participou como representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

O Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRC/DF) foi representado pelo seu presidente, Alberto Milhomem Barbosa. Ele contou que o CRC/DF foi o primeiro conselho de profissão regulamentada a se instalar na nova capital do Brasil. Completando agora, portanto, 63 anos, assim como Brasília. “Ao longo desses anos, nossa profissão passou por grande evolução em suas competências técnicas e, durante todo esse tempo, não deixamos de observar e atender as demandas do mercado nacional e internacional. Hoje é dia de comemorar o reconhecimento de nossa atividade ”, registrou o conselheiro.

Por sua vez, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Brasília (Sindiconta/DF), Marcelo José Moreira, disse que a homenagem deixa a classe sensibilizada. “São 67 anos de efetivo exercício na contabilidade e esta solenidade nos deixa envaidecidos. Parabéns a esta classe que tanto já deu de si na busca de uma sociedade mais justa e transparente”, exaltou Marcelo.

Já o subsecretário da Receita da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Sebastião Melchior Pinheiro, defendeu que a contabilidade seja considerada uma atividade essencial. “Empresa nenhuma se constitui sem ter indicado um profissional de contabilidade no cadastro da Sefaz. Ou seja, há uma exigência da presença do profissional da contabilidade. No entanto, essa atividade não é considerada essencial. Cito por exemplo, os hospitais e as escolas, que não podem ter sua atividade interrompida pela falta de uma obrigação acessória. Os contabilistas existem na empresa até mesmo antes de ela existir”, esclareceu Sebastião.

Imediatamente, o deputado Jorge Vianna aderiu à sugestão. “Vou propor que as empresas de contabilidade entrem no rol das atividades essenciais aqui no DF”, garantiu Jorge Vianna.

Aproveitando o momento, o representante do CFC pediu a interferência do parlamentar na demanda da categoria para reduzir a carga tributária das empresas de contabilidade. “Pedimos apoio para um projeto de iniciativa do Executivo que trata da redução da base de cálculo do ISS para empresas de contabilidade e também a um projeto ainda mais antigo sobre a exigência de registro ativo do profissional de contabilidade em concursos públicos”, solicitou Milhomem.

Diretora da Fundação Brasileira de Contabilidade, Sandra Maria Batista trouxe dados sobre os profissionais de contabilidade. “No Brasil, somos 525 mil profissionais de contabilidade, sendo 43% de mulheres. No DF, há cerca de 14 mil profissionais de contabilidade. Ressalto que a contabilidade mostra o feito e o não feito, em duas peças apresentadas a esta Casa para acompanhamento das ações de políticas públicas”, revelou Sandra.

O contador-geral substituto do GDF, José Luiz Marques Barreto, lembrou o papel importante da contabilidade pública para o Estado. “Hoje a Contabilidade Geral do Estado controla 160 unidades gestoras, trazendo toda a questão de capacidade de pagamento ou endividamento do Estado, além de gasto com pessoal, por exemplo”, destacou Barreto.

Ao fim da solenidade, foram entregues moções de louvor por ocasião do Dia do Contabilista.

Francisco Espínola – Agência CLDF

Fotos: SESCON-DF

Mais Fenacon