Notícias

Professor Eliseu Martins, profissional renomado no setor contábil, participa da 19ª CONESCAP | 27ª CONVECON 

Compartilhe

O professor Eliseu Martins, um dos grandes nomes da área contábil, palestrou na CONESCAP | CONVECON 2022 sobre o papel do contador em uma incerta economia de mercado: seu poder preditivo na aplicação da técnica contábil. Durante seu discurso, ele chamou a atenção dos contadores para algumas questões.

A primeira foi a desmistificação da ideia de que contabilidade trabalha com o passado. Segundo o professor, o profissional contábil analisa dados do passado com o objetivo de ajudar na tomada de decisões da empresa, ou seja, é uma profissão que trabalha com o futuro.

Outro ponto foi a necessidade de informações objetivas e eficientes na elaboração de notas explicativas. Segundo ele, muitas deixam de apresentar uma questão essencial: as expectativas para o futuro. Alertou ainda que o crescimento real da riqueza não é uma mentira, mas também não é uma verdade completa. É preciso estar atento ao significado dos números de acordo com a inflação.

Eliseu Souza é professor emérito da Universidade de São Paulo e Ribeirão Preto, faz parte do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, escreveu livros renomados e já recebeu diversas medalhas do setor.

Mais Fenacon