Notícias

Plenário vai comemorar Dia do Empresário Júnior

Compartilhe
Divulgação/Esag JR/Udesc Esag

O Plenário do Senado vai promover na próxima terça-feira (22), a partir das 9h, sessão especial para marcar o Dia Internacional do Empresário Júnior, que se comemora na mesma data. O pedido é do senador Jayme Campos (União-MT) (RQS 732/2022).

As empresas juniores são organizações sem fins lucrativos que atuam principalmente no eixo de extensão dentro das universidades de todo o país. Essas organizações são geridas e compostas por alunos do ensino superior, que executam projetos orientados por professores. No Brasil, país pioneiro na regulamentação dessa atividade, as juniores têm reconhecimento legal desde 2016, por meio da  Lei 13.267.

Segundo levantamento da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), o país tinha 33 mil empresários juniores em 2021, integrando 1.500 empresas distribuídas em 302 instituições de ensino em todo o país. Essas organizações faturaram cerca de R$ 71 milhões. As empresas juniores não têm fins lucrativos e não pagam salários para seus integrantes.

“As empresas juniores fomentam o empreendedorismo entre jovens talentos do ensino superior em todas as unidades da federação e conciliam o conhecimento teórico a uma visão de negócio, principalmente de forma precoce, resultando numa nova forma de encarar o mercado”, explica o senador no seu requerimento. Além disso, “prestam serviços de alto valor agregado, a custos reduzidos, para micro e pequenas empresas”.

A sessão será semipresencial. Também assinam o requerimento para realização do evento a senadora Soraya Thronicke (União-MS) e os senadores Carlos Portinho (PL-RJ), Chico Rodrigues (União-RR), Eduardo Girão (Podemo-CE), Esperidião Amin (PP-SC), Flávio Arns (Podemos-PR), Jorge Kajuru (Podemos-GO), Lucas Barreto (PSD-AP) e Plínio Valério (PSDB-AM).

Fonte: Agência Senado

Mais Fenacon