Notícias

Período do imposto de renda é encerrado com números recordes

Compartilhe

No último dia do prazo, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, visitou o centro de dados do Serpro, que recebeu o histórico quantitativo de 41,1 milhões de declarações

Divulgação Serpro

O período de entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023 foi encerrado com recordes. No total, chegou-se ao número histórico de 41,1 milhões de documentos enviados à Receita Federal do Brasil e recepcionados no centro de dados do Serpro. No último dia do prazo, o data center da empresa também recebeu a visita de comitiva da RFB, liderada pelo secretário especial Robinson Barreirinhas.

“Muito feliz em visitar o Serpro nesse momento histórico, do último dia da declaração do imposto de renda de 2023, conhecer essa estrutura e profissionais maravilhosos que, em conjunto com a Receita Federal do Brasil, oferecem o que há de mais moderno ao contribuinte brasileiro”, destacou o secretário da RFB. Outro destaque do ano foi a já popular declaração pré-preenchida, utilizada por mais de 9,8 milhões de contribuintes.

“Para o Serpro, é sempre um orgulho perceber como a atuação como parceiro tecnológico da Receita Federal no IRPF verdadeiramente simplifica e facilita a vida do cidadão. A declaração pré-preenchida e a consolidação do uso do PIX, inclusive para receber a restituição, são os exemplos mais recentes de inovações aprovadas pela população brasileira. Estamos cumprindo a nossa missão de viabilizar um Estado à serviço da nossa sociedade”, avaliou o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

Visita ao centro de dados

O diretor de Desenvolvimento do Serpro, Ricardo Jucá, valorizou a presença na empresa da comitiva da Receita Federal, que também contou com subsecretários de Arrecadação, Cadastros e Atendimento, Mário José Santiago, e o de Gestão Corporativa, Juliano Neves, além do supervisor nacional do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, dentre outros.

“Além da diretoria do Serpro que recebe esta comitiva, temos toda uma equipe técnica multidisciplinar em sala de comando monitorando permanentemente o serviço de entrega da declaração do imposto de renda”, ressaltou Jucá. “Estamos fazendo um trabalho de qualidade com a Receita Federal, realmente combatendo a burocracia, trazendo eficiência para a administração pública, para facilitar a vida das pessoas”, celebrou o diretor de desenvolvimento.

“A Receita mantém uma constante exigência de evoluções e de investimento, com certeza novidades já estão sendo pensadas para o próximo ciclo, e o Serpro acompanha esse nível de exigência. Isso permite trazer ainda mais tranquilidade para esse período e também por isso podemos ter essa visita hoje, para que vocês possam conhecer toda a infraestrutura que dá suporte ao IRPF”, acrescentou o diretor de Relacionamento com Clientes, André de Cesero.

Números recordes

O IRPF 2023 foi marcado por outros recordes, começando pelo dia de abertura dos envios, 15 de março, que ultrapassou a barreira de um milhão de declarações entregues, um equivalente a dez vezes as cerca de 130 mil do primeiro dia do prazo de 2022. Este 31 de maio, último dia do período, também foi o do maior valor já pago pela RFB em um lote de restituição do Imposto de Renda, com um crédito bancário de R$ 7,5 bilhões para cerca de 4,13 milhões de contribuintes.

“No Serpro, somos várias equipes envolvidas, em formato multidisciplinar, incluindo profissionais de negócios, desenvolvimento, suporte, centro de dados, redes, experiência do usuário e segurança de diversos locais do Brasil, dedicadas ao IRPF”, detalhou Ariadne Fonseca, superintendente de negócios que atende a Receita Federal na empresa. “Finalizamos hoje o último dia de entrega batendo recordes e tendo grande aprovação da pré-preenchida, que permite ao contribuinte fazer a entrega de sua declaração em poucos minutos”, concluiu Ariadne.

Quem perdeu o prazo

Os contribuintes que não enviaram a declaração a tempo devem realizar o acerto com a Receita o quanto antes. Existe uma multa pelo atraso da entrega de R$ 165,75. Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, o valor da multa pode chegar a até 20% do imposto devido. A penalidade começa a contar a partir de 0h do dia 1º de junho. No caso de contribuinte com direito a restituição, a multa será deduzida do montante a receber. Não perca mais tempo, acesse o site da RFB e envie a sua declaração.

Fonte: Serpro

Mais Fenacon