Notícias

Passo a passo para implementação da LGPD com a ferramenta da eDados

Compartilhe

Texto: Maria Cecilia Lima, estagiária sob supervisão

Desde 2018, as empresas de todo Brasil devem implementar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade por meio de dados pessoais. Para explicar o passo a passo da implementação da LGPD com a ferramenta da eDados, o presidente da FENACON, Sérgio Approbato, conversou com o Gestor de Produtos eDados, Tiago Carvalho, no FENACON Talks dessa semana.

Tiago Carvalho desmistificou que a LGPD diz respeito apenas a grandes empresas. Segundo ele, todas devem se adequar à nova legislação, seja de pequeno, médio ou grande porte. Além disso, criticou a lentidão com que a lei tem sido implementada no Brasil e ressaltou sua importância. “O dado pessoal hoje é um bem importante. A gente tem que saber cuidar dele”, enfatizou.

O presidente Sérgio Approbato ressaltou que as empresas devem reconhecer a necessidade de implementar a LGPD, pois, segundo ele, existe fiscalização nesse mercado. “Mais cedo ou mais tarde, se as empresas não se enquadrarem (à lei), poderão ter problemas num futuro não tão distante”. Ele comentou também sobre a tendência internacional de exigir um vínculo que assegure as relações comerciais com empresas do exterior.

A eDados, empresa parceira do Clube+FENACON, oferece uma solução completa para atender os requisitos da lei baseando-se em tecnologia, software e consultoria jurídica. O processo consiste em uma análise das necessidades do cliente realizada pelas equipes de tecnologia e consultoria jurídica. Após a análise, a equipe da eDados gera um plano de implementação com uso de software alinhado ao perfil do cliente.

ASSISTA!

Saiba mais sobre a eDados: https://edados.tech/fenacon/

Mais Fenacon