Notícias

Participação dos profissionais de contabilidade no mercado de trabalho

Compartilhe

Importância da participação dos profissionais de contabilidade nas atividades empresariais.

A arte de contar é milenar. Quem gosta de história deve saber que, há milhares de anos, os caçadores faziam medição de tempo contando os dias entre as fases da Lua, por meio de marcações em gravetos e ossos.

A profissão contábil tem característica próprias e critérios específicos, embora não fosse regulamentada por lei durante muitos e muitos anos.

Em pesquisa realizada em 30 de janeiro de 2023, disponível no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), foi possível constatar que 526.697 profissionais da contabilidade possuem registros ativos no Brasil. São Paulo é o estado com o maior número de profissionais registrados: 153.226 (incluindo contadores e técnicos). Este número corresponde a 29% do total de profissionais de contabilidade do país.

Essa informação estava disponível na internet no site do Conselho Federal de Contabilidade. No quadro a seguir está o detalhamento dos números apresentados, atualizados até 30/01/2023. A tabela inclui também outras profissões bastante representativas, a título apenas de comparação.

Estimativa do número de contadores e de outras profissões com registros nos órgãos de classe no Brasil. Estes dados são meramente informativos e estão sujeitos a alterações mensais.

TÍTULO DA PROFISSÃONúmero de registros no órgão de classe
Direito1,3 milhões
Contabilidade526 mil
Medicina512 mil
Psicologia434 mil
Administração410 mil (acima)
Engenharia civil398 mil

Observação: o curso de Administração tem vários níveis de atuação e não foi possível identificar todos os registros, por categoria, no Conselho Federal de Administração. Os números de registros dos demais cursos estão sujeitos a variação, dependendo das atualizações das fontes informativas.

Importante salientar que há mudanças constantes na legislação tributária, em todos os níveis de governo. Isso implica necessidade de atualizações, revisões de conceitos e aprimoramento do conhecimento de novas tecnologias, principalmente para profissionais que atuam em empresas de médio e de grande porte.

Em relação à Contabilidade, apresento aqui algumas sugestões de aperfeiçoamento que considero importantes para esta profissão, a partir de minha experiência de mais de 35 anos de atuação contínua na área, exercendo funções que envolveram auditoria, gerenciamento contábil e financeiro e acompanhamento da implantação e da utilização de sistemas integrados de controles internos, utilizando sistemas ERP de alta performance.

A seguir, apresento algumas sugestões para atualização constante de profissionais de Contabilidade que necessitam atuar na área com bom desempenho:

  • Leitura contínua sobre legislação tributária;
  • Leitura contínua sobre legislação trabalhista;
  • Leitura contínua sobre legislação societária;
  • Leitura contínua sobre legislação específica em relação às atividades das empresas tomadoras de serviços contábeis;
  • Cursos de curta duração para reciclagem;
  • Cursos de curta duração para aperfeiçoamento em Excel;
  • Cursos de curta duração sobre sistemas integrados ERP;
  • Cursos de curta duração para elaborar relatórios gerenciais;
  • Leituras das publicações atualizadas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Convém ressaltar ainda que cada profissional deve saber da sua real necessidade de aperfeiçoamento, em relação às atividades que exerce, ou então de suas pretensões futuras no exercício da profissão. Para esses profissionais, há várias opções de atuação em qualquer área de empresas de pequeno, de médio ou então de grande porte.

Por EDSON OLIVEIRA DOS SANTOS, membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)

Fonte: Portal Contábeis

Mais Fenacon