Notícias

IRPF: FENACON envia ofício à RFB manifestando preocupação com a obrigatoriedade da conta gov.br imposta aos aposentados

Compartilhe

Federação pleteia que a exigência da conta em plataforma seja dispensada

A FENACON enviou um ofício à Receita Federal, nesta quarta-feira (8/3), manifestando preocupação com a obrigatoriedade da conta gov.br imposta no programa do Imposto de Renda deste ano aos aposentados e pensionistas para obtenção dos informes de rendimentos anuais.

Por isso, a Federação pleteia que a exigência da conta em plataforma seja dispensada. No documento, a Federação frisa que muitas declarações do Imposto de Renda são confiadas pelos contribuintes às organizações contábeis e profissionais da contabilidade.

“Dentre estes clientes estão os aposentados e pensionistas que, na maioria das vezes, não são usuários de computadores e dispõe de pouco conhecimento no manuseio de softwares, aplicativos e tecnologia em geral, motivo pelo qual solicitam aos contadores o auxílio na obtenção dos seus informes de rendimentos junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), bastando, para tanto, o fornecimento do número do benefício e dados básicos do contribuinte para ter o respectivo acesso ao sistema”, reforça trecho do ofício.

LEIA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA:

Mais Fenacon