Notícias

Integra Contador vai oferecer 27 serviços e ficará apta em outubro

Compartilhe

fonte: REDE JORNAL CONTÁBIL

A Plataforma de serviços contábeis e fiscais Integra Contador está em fase final de desenvolvimento. Trata-se de uma iniciativa conjunta entre a Receita Federal, Fenacon, CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e empresários do setor contábil para solucionar o excesso de consultas no Portal e-CAC.

O desenvolvimento do sistema foi acelerado em março, quando a Receita Federal, tendo como base as sugestões das entidades privadas, delegou ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) a criação de um serviço de acesso mais adequado às empresas usuárias.

A expectativa é que a Plataforma esteja em fase final até setembro para, no mês de outubro, ser lançada. Ainda não há uma data oficial. Inicialmente, a plataforma vai oferecer 27 serviços em sete APIs (sigla para definir o conjunto de definições e protocolos para criar e viabilizar a integração de softwares de aplicativos entre si). 

Plataforma Integra 

Dentre as funcionalidades, constam informações relativas ao Simples Nacional e MEI, consulta e transmissão de DCTFWeb, consulta de pagamentos realizados e emissão de DARFs. Contudo, a intenção é que outros serviços sejam incorporados ao longo do tempo.

A sobrecarga aos excessos robotizados ao e-CAC foi o principal objetivo para a criação de uma fonte alternativa. Esses acessos eram realizados com alta frequência diária pelas empresas. Com isso, o sistema da Receita Federal apresentou sobrecarga e lentidão, dificultando o cumprimento das obrigações fiscais no prazo.

A Plataforma é um serviço opcional, justamente para empresas que necessitam deste consumo massivo de informação.

Contudo, a Integra Contador será um serviço que poderá ser contratado pelas empresas na Loja Serpro, ou seja, diferente do e-CAC cujo acesso é gratuito. Para ter acesso à Integra será preciso usar o certificado digital e-CNPJ. 

Veja a seguir as funcionalidades que estarão disponíveis logo de início:

Funcionalidades: 

APIFUNCIONALIDADES
Integra SN (Simples Nacional)Permite a entrega e consulta da declaração do Simples Nacional (PGDAS-D), além da geração do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS)
Integra MEI (Microempreendedor Individual)Permite a geração do DAS além de consultar a dívida e atualizar o benefício
Integra DCTFWEB (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos)Permite a transmissão e consultas da DCTF, além da geração do DARF referente à declaração
Integra SICALWEB (Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais)Permite a geração de DARFs
Integra PagamentoPermite a consulta de comprovantes de pagamento
Integra Caixa PostalPermite a consulta de mensagens da caixa postal RFB do contribuinte
Integra ProcuraçõesPermite a consulta de procurações eletrônicas do contribuinte

Mais Fenacon