Notícias

ESG – Inclusão e diversidade nas empresas

Compartilhe

Texto: Maria Cecilia Lima, estagiária sob supervisão

O termo ESG (governança ambiental, social e corporativa traduzido do inglês) é muito discutido pela FENACON e pelos integrantes do âmbito empresarial como um todo. Para dar continuidade ao debate, o FENACON Talks dessa semana abordou a inclusão e a diversidade nas empresas, uma questão social de grande impacto que tem sofrido mudanças no cenário atual. Participaram do programa o presidente da Federação, Sérgio Approbato, e o fundador e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

Segundo José Vicente, o primeiro passo para provocar uma mudança de perspectiva racial na sociedade é conhecer a história dessa luta no Brasil e seus efeitos na atualidade. “Nós somos um país que tem um problema histórico terrível que até hoje se manifesta de uma forma muito contundente”, afirmou sobre a questão racial no país. O convidado também enfatizou que 56% da população brasileira é negra, 70% dos pobres e miseráveis são negros, além desse grupo ser a grande maioria dos presidiários, das vítimas de violência policial e dos trabalhadores informais.

Por outro lado, os negros são minoria quando o assunto é política. Nos últimos 10 anos, nenhum dos governadores eleitos eram negros. Atualmente apenas 26% dos deputados são negros e, até o momento, não foram apresentadas campanhas de nenhum candidato a presidente da República ou governador negro. “É incompreensível e desafiador que nós, em pleno século XXI, não tenhamos um negro na estrutura de qualquer das empresa do nosso país, sejam elas públicas ou privadas”, reiterou José Vicente.

A FENACON, representada pelo presidente Sérgio Approbato, reconhece a importância da inclusão de pessoas negras em todos os âmbitos sociais. Além disso, Sérgio Approbato acredita que a esperança de mudança da problemática racial no Brasil parte do jovem, pois o jovem atual “é o consumidor de amanhã e procura entender se as empresas têm essa preocupação social”. E concluiu: “Somos todos irmãos. Temos direitos iguais. Com as mesmas oportunidades, todos nós vamos responder da melhor maneira”.

Assista!

COMPARTILHE

Mais Fenacon