Notícias

Deputado Alexis Fonteyne analisa propostas de reforma tributária que tramitam no Congresso

Compartilhe

Texto: Assessoria Parlamentar da Fenacon, sob supervisão da Agência Fenacon de Notícias

Para falar sobre as propostas de reforma tributária que tramitam no Congresso Nacional, opresidente da Fenacon, Sérgio Approbato recebeu no Especial Reformas Tributária e Administrativa desta semana, o deputado Alexis Fonteyne (NOVO/SP), integrante da Comissão Mista da Reforma Tributária.

Segundo Alexis, o sistema tributário brasileiro é problemático pois gera contenciosos e afasta a competitividade das empresas brasileiras. De acordo com o parlamentar, é um sistema que faz com que o brasileiro pague caro por produtos de serviços.

“Eu sou um otimista incorrigível. Eu entendo que o Brasil não pode mais conviver com um dos piores sistemas tributários do mundo. Um sistema tributário que agrega custo. Um sistema tributário que deixa as pessoas insanas, principalmente os contadores”, avaliou Fonteyne.

Em sua fala, o presidente Sérgio mencionou a proposta do “Simplifica Já’ e a possível adesão dos congressistas à ideia da simplificação de tributos. O deputado evidenciou que a proposta não resolve dois dos grandes problemas do atual sistema tributário brasileiro: a cumulatividade e a questão da diferenciação alocativa.

“Ainda prefiro a PEC 45, porque eu acho ela mais limpa, simples e mais parecida com os melhores sistemas tributários do mundo”, disse Fonteyne.

ACOMPANHE A CONVERSA

Mais Fenacon