Notícias

Alerta de golpe por e-mail

Compartilhe

Receita Federal alerta sobre o envio de mensagens via e-mail em nome da instituição

A Receita Federal reforça o alerta sobre novas falsas mensagens estão circulando na Internet em nome da instituição sobre divergências no IRPF seguida de multa. A orientação é não abrir ou responder as mensagens. 

Através de mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalam programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. 

Caso receba alguma comunicação com endereço de origem da instituição, o procedimento seguro é entrar no portal do contribuinte (e-CAC), com login e senha, e verificar se há alguma pendência no CPF ou imposto de renda. 

Veja as orientações:

  • não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
  • não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como “clique aqui”; e
  • excluir imediatamente a mensagem.

Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, acesse aqui página na internet ou procure uma unidade de atendimento da Receita Federal.

Fonte: Receita Federal

Mais Fenacon