Atuação Legislativa

Rotina empreendedora – Qual a diferença entre CNPJ e CPF?

Compartilhe

Você sabe qual a diferença entre CNPJ e CPF na prática? Esse é um tema essencial para todos os empresários.

Para esclarecer essa e demais questões relacionadas ao tema, o presidente da FENACON, Sérgio Approbato, e o vice-presidente Administrativo, Wilson Gimenez, conversaram no programa Descomplicando o Legislativo de A a Z.

Entre os assuntos discutidos estão a diferença entre CNPJ e CPF na prática, os riscos de se misturar a pessoa física e a pessoa jurídica, as variações entre empréstimo e integralização de capital, além da explicação do conceito básico das duas modalidades de cadastro.

“Despesas particulares de sócios quando são pagas através da pessoa jurídica na qual ela é sócia também pode ser interpretado pela Receita Federal como distribuição disfarçada de lucros. Se a empresa não tem laços para isso, pode dar muito problema e acarretar em altas infrações”, alertou Wilson Gimenez.

O presidente Sérgio Approbato ressaltou a importância do empresário entender a diferença entre CNPJ e CPF e se atentar a todas as medidas necessárias para cada ação da empresa.“O empresário acha que ele vai lançar as despesas da empresa e vai deduzir da base de cálculos. O que não é verdade. A gente precisa ter todo esse cuidado”, afirmou.

ASSISTA!

Mais Fenacon