• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Presidente e diretor da FENACON analisam propostas paralelas à reforma tributária

13 de maio de 2021 Por Samara Neres - Agência Fenacon de Notícias
Compartilhe

Texto: Assessoria Parlamentar FENACON

Além das já conhecidas PEC’s 45 e 110/19 e do PL 3887/20 que propõem a reforma tributária, também tramita na Câmara dos Deputados e no Senado Federal uma série de projetos que tratam de tributação da renda e do patrimônio.

No Especial Reformas Tributária e Administrativa desta semana, o presidente da FENACON, Sérgio Approbato juntamente com o diretor de Assuntos Legislativos da Federação, Diogo Chamun analisaram as propostas tributárias que correm por fora das discussões centrais da reforma.

O diretor Diogo Chamun demonstrou preocupação em relação aos projetos de lei que tramitam paralelamente às discussões da reforma tributária. Segundo ele, propostas que tratam da atualização da tabela do IRPF, por exemplo, é uma bandeira da FENACON, no entanto, o discurso populista dos congressistas de supostamente tirar dos mais ricos e dar para os pobres para sanar a defasagem da tabela pode ser perigosa.

“A defasagem da tabela é uma grande injustiça com todos os trabalhadores. O que nos preocupa é que a compensação econômica e financeira para atualizar a tabela se daria com a tributação de dividendos entre outras. Um tema tão importante está passando num movimento lateral à reforma tributária”,

O presidente Sérgio salientou que a não atualização da tabela progressiva do imposto de renda significa aumento indireto de tributos. Approbato lembrou ainda que no ano de 2015 foi feita uma correção parcial da tabela, mas não houve mudança significativa, ou seja, desde o ano de 1996 a tabela não é corrigida. Ademais, afirmou que tributar lucros e dividendos atingirá de forma negativa o empresariado brasileiro.

“Terá um aumento de tributação dos dividendos e dos lucros, porque vai criar uma nova tributação.  Isso gera um aumento de carga tributária para o cidadão e para as empresas, desestimulando a atividade econômica do país”, alertou.

Assista ao vídeo:

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

4 de dezembro de 2025

Receita amplia opções para pagamento de Darf da DCTFWeb

4 de dezembro de 2025

Reforma tributária ameaça exportação indireta e coloca em risco 25 mil MPEs

4 de dezembro de 2025

Com 8,3 milhões de trabalhadores, idosos têm nível de ocupação recorde

4 de dezembro de 2025

Agora é lei: doação de medicamentos será isenta de tributação

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}