• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Em sessão de homenagem, contabilistas defendem valorização da categoria

3 de maio de 2021 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Com as participações dos presidentes da FENACON, Sérgio Approbato e do SESCON-DF, Marco Aurélio Gomes de Sá, o Senado Federal fez uma sessão especial em comemoração ao Dia do Profissional de Contabilidade. Representantes da categoria participaram da solenidade e destacaram a importância e os desafios da profissão.

Valorização e qualificação profissional dos contabilistas foram causas defendidas em sessão especial remota do Senado nesta sexta-feira (30) para comemorar o Dia do Contabilista, celebrado em 25 de abril. De iniciativa do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), a cerimônia homenageou cerca de 500 mil profissionais em todo o país que, segundo o parlamentar, “são fundamentais para alavancar a economia brasileira”.

Contador por formação e profissão, Izalci observou que, além de empresas e governos, o cidadão também faz uso das Ciências Contábeis nos orçamentos familiares, “o que mostra a amplitude e a imprescindibilidade da área”. Ele destacou seu trabalho, como parlamentar, para atender às reivindicações da classe.

– O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu aqui, em reunião, que iria rever a questão das multas acessórias. Solicitei também a ajuda do presidente desta Casa [Rodrigo Pacheco] para que atue junto ao presidente da Câmara [Arthur Lira], para votar logo o projeto que anistia as multas da Gfip [Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social]. Nós o aprovamos aqui no Senado, fruto de acordo com o governo, e o texto se encontra em regime de urgência na Câmara. Em Plenário, fiz um pronunciamento pedindo ao governo que não desfaça o acordo realizado e cumpra o que prometeu. Vamos continuar lutando e cobrando sem descanso, com o apoio de todas as instituições que representam a nossa categoria – declarou.

Saúde financeira

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) enalteceu a iniciativa de Izalci Lucas e afirmou que os contadores são responsáveis pela “saúde financeira, econômica e patrimonial do país e dos cidadãos”. Ela mencionou que até mesmo os assessores do Congresso Nacional precisam de preparo profissional na área, a fim de ajudar os parlamentares na elaboração das propostas legislativas.

– Por exemplo, estou defendendo um projeto que cria o piso salarial dos trabalhadores da Enfermagem, e a gente precisa do impacto financeiro [da medida]. Então, eu quero dizer parabéns Izalci, parabéns aos contabilistas ou contadores. É um serviço essencial. Vocês que dão o diagnóstico e mostram o caminho para a saúde financeira e patrimonial, seja da pessoa física ou de um país ou estado – comemorou.

Valorização

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Junior destacou a necessidade de valorização desses profissionais. Ele comentou o posicionamento da classe para garantir a sobrevivência das organizações, especialmente durante a pandemia de coronavírus. E observou que o controle e a transparência pública passam essencialmente pelas mãos dos contadores. O debatedor falou ainda da responsabilidade da categoria em produzir informações financeiras e econômicas das organizações, de modo a garantir a boa tomada de decisões. 

– É necessário, entretanto, que jamais percamos de vista que a valorização profissional é algo que acontece de dentro para fora. Precisamos entender que é tempo de mudar, é tempo de pensar o impensável. Não podemos continuar apenas vendendo produtos e serviços, precisamos, sim, entregar valor ou experiência. Tecnologia, gestão, marketing, custos, fluxo de caixa, compliance e tantos outros temas fundamentais para o desenvolvimento dos negócios precisam estar na ordem do dia de todos os profissionais da contabilidade. Esse é o cenário que almejamos e que devemos buscar, profissionais sérios e capacitados, entidades comprometidas com o fortalecimento da classe e uma profissão valorizada e respeitada pela sociedade.

Ampliação do mercado

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivânio Breda, disse que a entidade tem atuado para manter a profissão atraente e relevante, bem como para ampliar o mercado de trabalho e facilitar a qualificação e a atualização profissional. Segundo o debatedor, o conselho tem também trabalhado junto ao Poder Legislativo, contribuindo com as proposições que precisam da visão dos profissionais da Contabilidade.

— Entre elas, a reforma do Código Comercial, pois o ambiente de negócios brasileiro precisa urgentemente de medidas, modificações que descompliquem e desburocratizem os processos, para estimular o empreendedorismo, o investimento e o crescimento econômico. Com todas as transformações e os avanços ocorridos nos últimos anos, como o comércio eletrônico, as transações em criptomoedas, as empresas virtuais, é indiscutível a necessidade de um código que acompanhe toda essa modernidade. Além disso, diante de uma rede crescente e cada vez mais diversa e complexa de operações comerciais realizadas todos os dias, inclusive no âmbito internacional, é imprescindível a existências de normas modernas que lidem com as mais diversas relações do mundo contemporâneo — defendeu.

Essencialidade

Presidente da Associação Interamericana de Contabilidade, Maria Clara Cavalcante Bugarim ressaltou que a categoria alcançou inovações ao longo do tempo e também desafios, como os advindos pela pandemia da covid-19. Segundo ela, a crise sanitária levou a classe a se reinventar, mas também demonstrar, de forma inequívoca, sua essencialidade.

— Todos os avanços nos deixam muito orgulhosos por reconhecer que é pela nossa contabilidade que as empresas crescem e se proliferam. Com o suor das sucessivas legiões de líderes contábeis que sempre acreditaram na importância das ciências contábeis temos, diariamente, colhido diversos frutos dessa farta semeadura.

Já a vice-presidente de Registros do Conselho Federal de Contabilidade, Lucélia Lecheta, observou que num momento de distanciamento físico, exigido para conter a pandemia de coronavírus, a categoria tem estado “cada vez mais próxima das empresas brasileiras”. Ela reforçou que “a classe contábil segue à disposição para discutir e contribuir com as reformas estruturais necessárias para melhorar o ambiente de negócios do país”.

Assista:

Fonte: Agência Senado

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Decore Eletrônica exigirá upload e assinatura digital de documentos em 2026

5 de dezembro de 2025

Ministério do Empreendedorismo amplia governança e monitora programas de apoio ao microempreendedor em reunião do Comitê Estratégico

5 de dezembro de 2025

Receita Federal ajusta norma sobre perdas em créditos e cálculo dos juros sobre capital próprio

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}