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Notícias

Quase metade da população brasileira depende direta ou indiretamente dos pequenos negócios para ter uma fonte de renda

25 de setembro de 2025 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
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De acordo com o Atlas dos Pequenos Negócios, cerca de 97 milhões de brasileiros dependem direta ou indiretamente da atividade do MEI e das micro e pequenas empresas

Freepik

O Brasil tem quase metade da sua população (cerca de 96,7 milhões de pessoas) dependendo direta ou indiretamente da renda gerada pelos pequenos negócios. Esse universo de pessoas é maior que a soma do total de habitantes de 4 países da América do Sul (Argentina, Chile, Bolívia e Equador). Os números são baseados em um conjunto de dados oficiais reunidos na segunda edição do Atlas dos Pequenos Negócios, que o Sebrae lançou nesta quarta-feira (24).

De acordo com o levantamento, considerando o universo de donos de negócio (microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas) que têm na atividade a única fonte de renda e o tamanho médio das famílias desses empreendedores, o Brasil teria uma população de 43,7 milhões de pessoas diretamente dependentes da fonte de renda gerada pela atividade empreendedora em 2024.

Somada essa população de empreendedores e seus familiares ao universo de empregados das pequenas empresas e suas famílias, segundo dados do Atlas, o país chega ao montante de 45% da sua população dependendo direta ou indiretamente de um pequeno negócio como fonte de renda.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os dados do levantamento reafirmam a importância dos pequenos negócios não apenas para a economia do país, mas para a manutenção e o desenvolvimento de quase metade da sua população.

“Graças à formalização, esses homens e mulheres que acordam todo dia para colocar suas empresas em movimento contribuem não só para a sobrevivência de suas famílias, mas geram mais oportunidade para toda a sociedade”, acrescenta Décio.

O Atlas dos Pequenos Negócios é o mais completo estudo econômico sobre as atividades de microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). O Sebrae lançou a primeira edição em 2022, por ocasião das comemorações dos 50 anos da instituição. O estudo oferece dados qualificados que retratam o universo dos pequenos negócios, com o objetivo de contribuir para a elaboração de políticas públicas que incentivem o desenvolvimento socioeconômico por meio das micro e pequenas empresas.

Fonte: Agência Sebrae

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