Atuação Legislativa

Reta final para as Eleições no Congresso: Entenda como será o processo de votação

Compartilhe

Conversa do presidente da Fenacon com o secretário-geral da Mesa do Senado ocorre às vésperas das eleições, marcadas para a próxima segunda-feira (1)

Faltando pouco menos de uma semana para que sejam definidos os nomes dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para os próximos dois anos, o retorno dos trabalhos no Congresso Nacional será marcado pelas eleições nas duas casas do legislativo brasileiro.

Diante disso, visando esclarecer como ocorrerá o processo que definirá o comando do Congresso Nacional, entre outros assuntos, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato, conversou com o secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello.

Atualmente, o comando da Câmara está com Rodrigo Maia (DEM-RJ), que assumiu o cargo em 2016 para completar o período do então deputado federal Eduardo Cunha, que renunciou ao posto. Em fevereiro do ano seguinte, Maia foi reeleito. Agora, apoia a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), principal concorrente de Arthur Lira ((PP-AL), que tem o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

No Senado Federal, a presidência da casa está com Davi Alcolumbre (DEM-AP) desde fevereiro de 2019. Os nomes mais cotados para assumir a cadeira que ele deixará são os de Simone Tebet (MDB-MS) e de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato apoiado pelo Governo Federal.

No mês de dezembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que seria inconstitucional a reeleição de presidentes da Câmara e do Senado durante a mesma legislatura, tirando, portanto, a possibilidade dos atuais presidentes das duas casas entrarem na disputa.

Assista:

Mais Fenacon