O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) participa da 6ª Sessão do Comitê sobre Pequenas e Médias Empresas e Empreendedorismo (CSMEE) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O encontro, que acontece em Paris, é um dos principais fóruns globais dedicados a fomentar discussões e desenvolver políticas públicas para o setor de empreendedorismo.
Durante o evento, que começou na última terça-feira (16) e vai até sábado (19), especialistas de várias nações analisam e compartilham práticas eficazes no incentivo às pequenas e médias empresas. Os temas em destaque incluem a busca por fontes alternativas de financiamento que considerem a sustentabilidade, além de estratégias para apoiar startups, scaleups, incubadoras e promover um empreendedorismo que seja inclusivo.
A agenda do comitê também envolve a discussão sobre as competências necessárias para enfrentar as transições para ambientes digitais e sustentáveis. Essa parte do debate se alinha com a prioridade que o governo brasileiro, por meio do MEMP, tem dado às pequenas empresas, mirando alinhar as políticas internas às melhores práticas internacionais discutidas no comitê.
Um dos pontos altos do evento será a Mesa Redonda da Iniciativa Global Digital para as MPEs (D4SMEs) sobre a transformação digital e a inteligência artificial generativa, focando em seus impactos para as MPEs. A sessão é vista como uma oportunidade crucial para os participantes entenderem como as tecnologias emergentes podem ser aplicadas para beneficiar os pequenos negócios.
A participação do Brasil no fórum é estratégica, visando não apenas a absorção de conhecimento global, mas também a influência nas políticas internacionais que afetam o empreendedorismo nacional.
Fonte: MEMP