Começou uma nova série do FENACON Talks, o Especial Federações! Os presidentes de 6 entidades nacionais serão convidados a participar do programa a fim de apresentar os principais trabalhos realizados e qual a importância da atividade representativa para a sociedade. No Talks desta semana, o presidente da FENACON, Daniel Coêlho, recebeu o presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), José Carlos Raposo.
O despachante aduaneiro é um profissional que atua no Brasil desde 1850 e tem contribuído para a modernização do desembaraço de mercadorias em importação e exportação, bem como na intermediação de mercadorias em trânsito no país.
A principal função do Despachante Aduaneiro é a formulação da chamada Declaração Aduaneira – cujo conceito moderno foi delimitado pela Convenção de Kyoto, das Nações Unidas e absorvido pelas principais legislações aduaneiras do mundo. Segundo o último levantamento divulgado pela Receita Federal, existem cerca de 11 mil despachantes aduaneiros habilitados no Brasil.
José Carlos Raposo explicou que a categoria defendida pela Feaduaneiros está diretamente relacionada aos representados da FENACON. “Hoje em dia, o comércio exterior exige mais informação do profissional despachante aduaneiro. É a mesma coisa do contador. Se ele não entende aquela operação, fica difícil executar seu trabalho. Uma categoria complementa a outra”, afirmou.
ASSISTA!