Rede de Notícias

Reforma tributária é tema de palestra em Aracaju

Compartilhe

Evento reuniu empresários e contadores

Período de transição, impostos estaduais, alíquota única. São vários os temas discutidos dentro da Reforma Tributária, que está no Senado. A proposta tem sido alvo de críticas e questionamentos por parte de diversos setores da economia. Para tirar dúvidas e também reunir opiniões do setor contábil, a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (FENACON) e o Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe (SESCAP/SE) promoveram, nesta segunda-feira (11), uma reunião-almoço em Aracaju, com a presença do diretor Legislativo da FENACON, Diogo Chamun.

Sergipe foi o primeiro estado do Nordeste escolhido em uma série de visitas que o representante da entidade vai realizar, para debater a reforma tributária. “A Reforma é necessária, porque o Brasil vive um emaranhado de leis e regras das áreas fiscal e tributária que são quase inatingíveis. Nós, da área contábil, que operamos toda essa burocracia, entendemos a necessidade dessa mudança”, destacou Diogo Chamun.

Em Aracaju, o encontro aconteceu no Real Classic Hotel, na Orla da Atalaia, e reuniu diversos representantes do setor. Em sua palestra, o diretor Legislativo da FENACON explicou quais alterações são necessárias para uma Reforma Tributária justa e eficiente. “Primeiro: precisamos da simplificação. Não faz sentido mudar e não melhorar. Outro ponto importante é a carga tributária, de modo a não onerar ainda mais a sociedade”, ressaltou Chamun.

Durante a palestra, os convidados puderam tirar dúvidas sobre o tema e apresentar sugestões, que serão encaminhadas aos senadores, fundamentais nessa votação. Os empresários, que atuam na área contábil, acompanharam atentos as explicações do diretor Legislativo. O empresário Murilo Gomes disse que o encontro foi importante para compreender a Reforma a partir de outros pontos de vista.“Precisamos entender como vai funcionar essa mudança. Já vivemos uma situação confusa. E, agora, a Reforma nos assusta de novo. A classe contábil está preocupada com a alteração nos sistemas e o empresariado, ao mesmo tempo, sem saber quanto vai pagar. Eventos como este nos ajudam a compreender o tema fora da esfera política, avaliando como isso vai impactar a vida das pessoas”, afirmou o empresário.

O presidente do SESCAP/SE, Francinaldo Rodrigues, destacou que este é mais um evento promovido pela entidade com a intenção de qualificar os contadores.
“Esse tema é bastante importante para a sociedade. Nós prevemos aumento de tributos do modo como a reforma está hoje. Então esse assunto, quanto mais for detalhado, melhor, até para que os senadores possam votar de acordo com as demandas sociais”, finalizou Francinaldo.

Fonte: SESCAP-SE

CONESCAP|Convenção CRCCE – Inscrições abertas. Clique aqui e inscreva-se

Mais Fenacon