Rede de Notícias

SESCON TUPÃ e Região apoia campanha “Imposto Solidário”

Compartilhe

Dança, música, artes visuais, esporte, acolhimento, e tantos outros serviços oferecidos às crianças, adolescentes e idosos de Tupã foram apresentados na noite de sexta-feira (14/04), no 1º Festival do CMDCA e do CMDI, realizado no Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes”, pelas entidades credenciadas.
Este resumo do trabalho desenvolvido pelas instituições marca o início da Campanha Imposto Solidário, para destinar ao Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI) uma parcela do Imposto de Renda devido. 

O intuito do festival, idealizado pelo diretor da Casa do Garoto, Wagner Luques, era aproximar as pessoas beneficiadas de quem financia os projetos. “Até 31 de maio, ao realizar a declaração anual, você pode doar parte do que seria pago à Receita Federal para ações de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes e das pessoas idosas. Não deixe de destinar. O que hoje é apenas imposto, amanhã será oportunidade”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim.

Pessoas físicas podem reverter até 3% do IR, e pessoas jurídicas, 1%. 
O prefeito Caio Aoqui pede que os munícipes informem este desejo aos contadores ou optem pelo formulário completo. “Ano passado foram R$ 600 mil recolhidos. Esse recurso ficou em Tupã e a gente pôde ver projetos fantásticos que mudam a realidade das pessoas. Este ano, o valor tem chance de dobrar, pois quem puder antecipar o recolhimento de 2024, chega a destinar até 6%”, informa o prefeito.

Conforme a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tupã), Maria Regina de Oliveira e Silva Alves, os recursos aplicados conforme as demandas e prioridades locais ajudam a valorizar as entidades e permitem que o doador veja os resultados na prática. “Destinar até 3% do imposto no ato da declaração é uma das formas de contribuir para o fundo sem nenhuma perda financeira. É uma situação em que todos ganham. Ganha a sociedade, que vê  seus impostos retornarem diretamente para a sua comunidade, e ganham as crianças e adolescentes, que recebem um atendimento mais qualificado da rede de proteção”, afirmou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Jaqueline Vieira, falou da importância dessa arrecadação. “A gente articulou e organizou todo Fundo para receber, a fim de conseguir repassar para as entidades. Esse valor possibilita manter esses projetos e ampliá-los cada vez mais”. 

Coquetel de lançamento da campanha Doar faz Bem 2023 em Bastos

Anfiteatro Mario Covas, Avenida 18 de junho, 250, no centro de Bastos


Com informações do Diário de Tupã e SESCON TUPÃ

Mais Fenacon