Rede de Notícias

Flávio Ribeiro Júnior toma posse como presidente do SESCON-RS

Compartilhe

No próximo dia 9 de junho, às 19h, o SESCON RS realiza a posse da sua nova gestão, para o período 2022/2024. O empresário contábil Flávio Ribeiro Júnior será o novo presidente, em substituição a Célio Levandovski. Ribeiro será o 10º presidente da entidade, que completa 35 anos no próximo dia 16.
O novo presidente assume após um período de enfrentamento da calamidade pública gerada pela Covid-19. Muito embora os cuidados irão prevalecer por mais tempo, os indicadores nos mostram que a convivência social e profissional já retoma a prudente normalidade. É nesse contexto que Flávio Ribeiro Jr expressa sobre as primeiras ações de sua gestão:

– Entre os desafios desta gestão, está a retomada e participação dos associados à nossa sede, que, por conta da pandemia, houve um afastamento pela preservação da saúde de todos. Muito embora tenhamos aprendido a conviver com as tecnologias de comunicação em tempo real, será muito importante o convívio da nossa diretoria com os associados em nossa casa, seja em eventos institucionais, como também através dos cursos e atividades sociais.

Já na agenda legislativa, a pauta são os projetos que estão em análise e votação na Câmara dos Deputados. “É um desafio, também, embora seja um ano eleitoral, que estejamos atentos às reformas tributária e administrativa do Governo Federal, muito embora sabemos que não será um ano de decisões e aprovações de projetos que impactam em um novo governo”. O SESCON RS está acompanhando o Projeto de Lei 17/2022, que garante direitos e garantias do contribuinte em relação a fazenda pública, que tramita na Câmara dos Deputados.

Tecnologia
Na última década, as empresas de contabilidade já experimentavam uma aceleração importante em termos de tecnologia e inovações em seus sistemas de gestão contábil, financeira e de folhas de pagamento. “Com a pandemia, nestes dois anos, houve um avanço exponencial da aplicação dos sistemas gerenciais e uma velocidade significativa das evoluções tecnológicas que deveriam ocorrer ao longo de mais tempo”, afirmou Ribeiro Júnior. As empresas contábeis se tornaram em um verdadeiro hub para empresas desenvolvedoras de tecnologias de grande complexibilidade. “As nossas empresas vão além de cálculos de impostos, emissão de folha de pagamento e das questões tributárias e fiscais. Há muito tempo, as organizações contábeis se tornaram geradores de dados de toda economia, de informações fiscais em tempo real junto aos órgãos de fiscalização, do envio ininterrupto das obrigações acessórias ao Fisco, o que se revela em um sistema de Big Data contábil cada vez mais abrangente e de qualidade dos seus dados. Neste sentido, no aspecto da inovação tecnológica, as empresas contábeis são agentes de gestão de dados de forma robusta, com uma velocidade de processamento de informações ao Fisco”, analisou o novo presidente.

Business
A gestão e assessoria contábil, através de seus sistemas de controle e emissão de dados, também é um diferencial para o atendimento estratégico aos clientes, empresas e órgãos públicos. “Com este universo de dados gerados pelos softwares de gestão contábil, temos um instrumento de análise para os negócios. Por isso, estamos nos encaminhando para ferramentas de BI – Business Intelligence. A área de Business Intelligence é responsável por entender o passado e o presente da empresa, para que seja possível prever os impactos futuros das decisões estratégicas tomadas hoje. A base para tudo isso são os dados. O Business Intelligence pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões, pois apresenta dados atuais e históricos no contexto dos negócios. Os analistas podem usar o BI para oferecer benchmarks de desempenho e concorrência, a fim de ajudar a organização a operar de forma mais suave e eficiente. Com essas informações, os escritórios contábeis estão cada vez mais capacitados em atuar na assessoria estratégia dos negócios de seus clientes”, comentou.

Educação
O incentivo à educação continuada também está entre os objetivos da nova diretoria. Com a liderança da vice-presidente de Ensino e Educação, Paula Dahmer Reis, o curso de pós em Gestão Estratégica de Negócios já se inicia com a turma de 2022/2023 no dia 24 de junho. Além desse curso de extensão, o SESCON-RS deverá retomar os encontros do Grupo de Estudos de forma presencial, além do virtual para os associados e empresários que são de cidades do interior do Estado. Ainda na área de educação, a entidade investirá na oferta de cursos pontuais de atualização técnica dos empresários e da equipe de seus escritórios. Também faz parte desta pasta o retorno do projeto SESCON-RS Universitário, o qual, em função da pandemia, precisou de uma pausa forçada.

Gestão
Juntamente com o presidente Flávio Ribeiro Júnior, fazem parte da nova Diretoria a vice-presidente de Gestão Lúcia Elena da Motta Haas, o vice-presidente Financeiro Maurício Gatti, o vice-presidente de Assuntos Legislativos e Relações Institucionais Celso Luft e o vice-presidente de Relações do Trabalho e Sindicais Felipe Faccioni, com os demais Diretores, Conselho Fiscal e Delegados junto à FENACON.

Décimo presidente do SESCON RS
O presidente eleito Flávio Ribeiro Júnior será o 10º presidente do SESCON RS.
Os anteriores foram:
1º – 1987 – 1990: Joel Carlos Köbe
2º – 1990 – 1993: Luiz Fernando Vieira
3º – 1994 – 1996: Ivan Carlos Gatti
4º – 1997 – 2000: Nestor João Biehl
5º – 2000 – 2004: Tadeu Saldanha Steimer
6º – 2004 – 2010: Luiz Carlos Bohn
7º – 2010 – 2014: Jaime Gründler Sobrinho
8º – 2014 – 2018: Diogo Chamun
9º – 2018 – 2022: Célio Luiz Levandovski

Fonte: SESCON-RS

Mais Fenacon