Rede de Notícias

Eficácia da Coronavac

Compartilhe
Ótima perspectiva para a retomada da economia em 2021

Depois de mais de 10 meses vivendo na incerteza da crise pandêmica, os brasileiros receberam a comprovação da taxa de eficácia de pelo menos 78% nos estudos finais da Coronavac contra o Coronavírus, sendo que a taxa mínima recomendável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o vírus é de 50%.

A vacina produzida pelo Instituto Butantã, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, apontou em seus testes finais uma reação muito positiva nos voluntários infectados, sem casos graves, de internação necessária ou morte, segundo dados apresentados à Anvisa (Agência Sanitária) pelo Governo Estadual, junto ao pedido de aprovação da vacina para uso emergencial. E de acordo com o Diretor do Instituto, Dimas Covas, ela já foi aferida nas fases 1 e 2, na China, não causando efeitos colaterais e podendo ser considerada uma das mais seguras do mundo, como afirma.

“Essa notícia do imunizante Coronavac, que já causou tantas questões ideológicas conflituantes, agora tem comprovação cientifica, o que realmente importa, chega como um respiro de alívio neste momento em que estamos todos apreensivos com quase 8 milhões de pessoas contaminadas pelo Covid-19 e quase 200 mil mortos”, explica o Presidente do Sescon-SP, Reynaldo Lima Jr.
O Governador João Doria confirmou em coletiva de imprensa já ter adquirido 46 milhões de doses da vacina, sendo 6 milhões importadas da China e as demais serão finalizadas na própria fábrica do Instituto Butantã.
De acordo com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em pronunciamento, o país tem mais de 300 milhões de doses da vacina garantidas, 100 milhões delas sendo da CoronaVac, e que todos os estados e municípios receberão a vacina simultaneamente, de forma igualitária e proporcional à população, gratuita e não obrigatória.

“O Governo Estadual deu um passo importante para a imunização contra o Covid-19 e para a retomada dos negócios. Isso nos traz um pouco de alento em meio à incertezas e também para a nossa preocupação de uma possível regressão para a fase vermelha no plano de contingência, o que seria desastroso para a economia do comércio e das empresas, principalmente para os micro e pequenos empreendedores, que tanto lutaram para se manter no ano de 2020. Neste momento, devemos ficar atentos, continuar com todos os cuidados na prevenção do Coronavírus, apoiando ações como esta, de preservação da vida, e trabalhando com foco pelo fortalecimento do empreendedorismo”, completo Lima.

Fonte: SESCON-SP

Mais Fenacon