Rede de Notícias

Alepa realiza Sessão Solene em homenagem aos profissionais de contabilidade

Compartilhe

Durante a Sessão, foram entregues 43 Diplomas em Alusão ao Dia do Profissional de Contabilidade. Entre os homenageados, a presidente do SESCON-PA, Nelma Lemos.

Por Dina Santos – AID – Comunicação Social

Profissionais da área contábil, que exercem atividades no Pará, foram homenageados em Sessão Solene realizada na tarde desta quarta-feira (25/05), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, a pedido da deputada Nilse Pinheiro. A data é o Dia do Profissional de Contabilidade.

O profissional da contabilidade é de extrema importância para o bom funcionamento de empresas públicas e privadas. Entre as suas funções, destacam-se desde a abertura de empresas, consultoria e desenvolvimento do planejamento financeiro e fiscal, visando o melhor sistema de tributação para organização financeira da instituição com constante monitoramento das finanças e do mercado.

“O Pará foi um dos poucos estados que considerou a contabilidade como uma profissão essencial e garantiu condições para que muitas das nossas empresas não fechassem, ajudando a manter a nossa economia”, destacou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Ian Blois. “Temos um papel de proteção da sociedade, por meio do exercício da nossas atividades profissionais”

Ian Blois – Foto: Guilherme Thorres (AID/Alepa)

De acordo com informações do CRC-PA, o Pará conta atualmente com mais de 12 mil profissionais de contabilidade em atividade. São mais de 900 empresas regulamentadas para atuar na área. Nesse mercado, 51% são de mulheres que desafiaram o preconceito de uma profissão considerada masculina.

Deputada Nilse Pinheiro – Foto: Guilherme Thorres (AID/Alepa)

A deputada Nilse Pinheiro, titular da Procuradoria Especial da Mulher na Casa de Leis, enalteceu a presença da mulher profissional na área contábil. “É muito significativo que, em uma área que no passado foi preferencialmente masculina, ver tantas mulheres corajosas, desenvolvendo seu trabalho de forma ética, competente. É muito bom ver tantas mulheres ocupando seus espaços”, disse.

O plenário Newton Miranda ficou lotado de profissionais de contabilidade. Representantes da categoria em vários municípios compareceram à Sessão Solene.

Homenagens – Durante a Sessão, foram entregues 43 Diplomas em Alusão ao Dia do Profissional de Contabilidade. Entre os homenageados, a presidente do Sindicato de Empresas de Serviços Contábeis (SESCON-PA), Nelma Lemos.

Nelma Lemos – Foto: Guilherme Thorres (AID/Alepa)

“A realização desta solenidade representa a nossa valorização enquanto profissionais. Cada demanda, cada solicitação de um profissional ao sindicato, é nossa responsabilidade. E as demandas são enormes, diante de tantas mudanças na legislação ocorridas nos últimos anos. São desafios, são aprendizados para nós, e fazer parte dessa homenagem é uma alegria e um reconhecimento a todos os contabilistas”, garantiu.

Dia do Contador – O Dia do Contador foi criado em 22 de setembro de 1945, por meio de Decreto-lei nº 7.988, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, quando foi oficializada a criação do primeiro curso superior em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Antes disso, havia no país apenas dois cursos técnicos: de Contabilidade e o de Contador, mas sem validade como ensino superior.

O Dia da contabilidade, 25 de abril, é uma homenagem a João Lyra Tavares (1871-1930). Enquanto senador, João Tavares empenhou-se a regularizar a profissão de contabilistas no Brasil, motivo pelo qual ficou conhecido como “patrono da contabilidade brasileira”.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Pará

Mais Fenacon