
Por Ludimila Rodrigues, estagiária sob supervisão
Uma das muitas responsabilidades do gestor é saber como anda o próprio negócio. Acompanhar o desempenho de produtos, serviços e processos permite ao gestor tomar decisões mais assertivas e identificar áreas que precisam de melhoria.
Uma forma de identificar essas áreas é utilizar os KPIs (Key Performance Indicators), ou indicadores-chave de desempenho. Essas ferramentas permitem avaliar e monitorar o progresso em relação a metas, objetivos e padrões predefinidos, por meio de métricas qualitativas e quantitativas. Assim, é possível coletar, gerenciar e mapear dados de forma eficiente, tornando a gestão mais estratégica.
Os indicadores financeiros são algumas das ferramentas mais relevantes para o sucesso do seu negócio. Eles são responsáveis por acompanhar a performance dos processos e gerar relatórios completos para nortear tomadas de decisões mais eficazes. Alguns exemplos de indicadores que você pode utilizar na sua empresa são:
- Lucratividade: mede a capacidade da empresa de gerar lucro;
- ROI (Retorno sobre o Investimento): avalia a eficácia dos investimentos da empresa;
- Capital de giro: mede a liquidez da empresa e sua capacidade de cumprir obrigações de curto prazo;
- CAC (Custo de Aquisição de Clientes): indica o valor médio gasto pela empresa para adquirir um novo cliente;
- LTV (Lifetime Value): avalia o valor total que um cliente representa para a empresa durante todo o seu relacionamento.
Entender e aplicar KPIs é um diferencial competitivo para qualquer empresário que deseja otimizar processos e aumentar a rentabilidade. Por isso, a UniFenacon traz um novo curso que te ensina como interpretar e elaborar relatórios financeiros eficientes para a tomada de decisões estratégicas, as diferenças entre KPIs e métricas e os principais tipos de KPIs financeiros para você aplicar na sua empresa hoje.
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