A última palestra da 20ª CONESCAP e 17ª Convenção CRCCE debateu o tema “Contabilidade Sustentável: O papel dos profissionais na era ESG”. Como palestrante, o evento recebeu Valcemiro Nossa, doutor em Controladoria e Contabilidade e presidente da Fucape Business School e do Instituto Fucape de Tecnologias Sociais. A palestra contou ainda com a moderação do professor Edilson Paulo, doutor em Ciências Contábeis e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O professor Edilson Paulo ressaltou a importância da temática. “É um tema muito relevante, que está na pauta das empresas e organizações de todas as partes que se referem ao tema da sustentabilidade. Nós passamos os últimos anos sempre vendo essa integração entre o relatório financeiro e o relatório de sustentabilidade. Desde 2022, o tema passou a ter uma repercussão enorme diante da profissão contábil”, disse.
Em sua explanação, Valcemiro falou sobre a preocupação das empresas em manter uma boa imagem externa através do cumprimento dos deveres sustentáveis. “O mundo está mudando, e isso afeta diretamente as pessoas e os negócios. Então, nós, enquanto pessoas e negócios, devemos nos adaptar a isso tudo para que o público externo possa a nos ver de maneira positiva. Tudo isso está vinculado aos objetivos do desenvolvimento sustentável”, explicou.
Ele também reforçou que a contabilidade está completamente ligada às questões das práticas sustentáveis. “A contabilidade pode estar muito próxima a isso tudo que eu disse que precisa ser feito, ou mesmo ser a protagonista. Com isso, a contabilidade ganhar mais valor, as pessoas começam a ver dessa forma, e é esse caminho que estamos seguindo”.