• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2026/2030
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Empresarial
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Solução de Consulta esclarece regras para créditos de PIS e Cofins sobre depreciação de imóveis

31 de agosto de 2026 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Entendimento da Receita Federal detalha as condições para antecipação de créditos em edificações de shopping centers e diferencia áreas destinadas à locação daquelas utilizadas na prestação de serviços

Magnific

Por Comunicação Fenacon

A Receita Federal esclareceu as condições para utilização do regime de antecipação do desconto de créditos de PIS/Pasep e Cofins calculados sobre encargos de depreciação de edificações. O entendimento consta da Solução de Consulta Cosit nº 144, de 10 de agosto de 2026, publicada no Diário Oficial da União em 13 de agosto.

Segundo a orientação, o regime previsto no artigo 6º da Lei nº 11.488/2007 não se aplica às edificações destinadas à locação de bens imóveis, uma vez que, para fins tributários, locação e prestação de serviços são atividades juridicamente distintas. A conclusão é especialmente relevante para empreendimentos cuja atividade preponderante seja a locação de espaços comerciais, como shopping centers.

A Receita, entretanto, reconheceu que o benefício pode ser utilizado em áreas delimitadas e específicas da edificação, como lojas, salas ou outros espaços que constituam efetivamente a base operacional de serviços prestados pela empresa. Para isso, a área deve estar vinculada à atividade de prestação de serviços e integrada ao ativo imobilizado da prestadora.

Regra vale para PIS/Pasep e Cofins

A interpretação se aplica tanto à Contribuição para o PIS/Pasep quanto à Cofins, no regime de não cumulatividade. A legislação permite, em determinadas situações, o desconto de créditos calculados sobre encargos de depreciação de edificações utilizadas nas atividades da empresa.

No caso analisado, a Receita destacou que a atividade principal de um shopping center é a locação de espaços comerciais. Por isso, mesmo que o empreendimento ofereça serviços aos lojistas e possua contratos com características específicas, a edificação destinada à locação não se enquadra, por si só, no regime de antecipação de créditos.

Quando houver uma área efetivamente utilizada na prestação de serviços e a empresa optar pelo regime especial, a antecipação poderá incidir sobre o saldo remanescente a depreciar. Após 24 meses, essa área será considerada integralmente depreciada para fins de apuração dos créditos, enquanto as demais áreas da edificação permanecerão sujeitas à regra geral de depreciação.

SC Cosit nº 144-2026Baixar

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

31 de agosto de 2026

Transparência salarial: empregadores devem atualizar dados até esta segunda (31)

31 de agosto de 2026

Receita cobrará IR sobre resgates de aplicações no exterior abaixo de R$ 35 mil

31 de agosto de 2026

Programa de renegociação de dívidas termina nesta segunda-feira

30 de agosto de 2026

Comércio, serviços e turismo fazem apelo para que PEC do fim da escala 6×1 não seja votada antes das eleições

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2026
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}