Notícias

Segurança da Informação e dos Dados

Compartilhe

Os presidentes da FENACON e do Instituto Fenacon, Sérgio Approbato e Márcio Shimomoto, participaram na manhã desta quarta-feira (23/6) do 2º Encontro Regional on-line do SESCON-SP.

O evento será promovido até o dia 25 de junho e está com inscrições encerradas.

Não conseguiu se inscrever? Em Setembro será realizada a 3ª edição do evento, aguarde!

2º Encontro Regional do Sescon-SP – Centro Oeste

O segundo dia de evento, realizado em 23 de junho, abordou um tema de suma relevância aos nossos representados: “Segurança da Informação e dos dados”.

Agradecendo os convidados e desejando um excelente encontro, o Presidente do Sescon-SP, Reynaldo Lima Jr., fez a abertura. E representando o Centro-Oeste Paulista, o Diretor Regional do Sescon-SP em Bauru, José Fernando Fontes, também fez um pronunciamento, falou da programação e destacou que o evento é pontuado no EPC, mediante 75% de permanência.

Em seguida, a Diretora de Desenvolvimento e Negócios da AO3/IOB, Ana Paula Vitelli, ressaltou que é uma enorme satisfação apoiar e patrocinar eventos como esse, que tem como foco levar conhecimento aos profissionais e empresários contábeis e discutir assuntos tão relevantes.

O Presidente da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Jr. também se manifestou, parabenizou o Presidente Lima, explicou o trabalho da federação que preside e discorreu a respeito da segurança da informação, sobre a importância de as empresas estarem protegidas contra ataques cibernéticos.

Para debater no painel, o Sescon-SP trouxe os convidados: o Vice-presidente Administrativo do Sescon-SP, Antonio Carlos Santos; o Presidente do Instituto Fenacon, Márcio Massao Shimomoto; o Gerente de Segurança e Privacidade/DPO da AO3/IOB, Clayton Lourenço e o Gerente de Varejo da Kaspersky, Fabiano Cotait.
“Hoje contamos com três grandes profissionais para debater esse tema que tem sido motivo de desafios, desenvolvimento e preocupações por conta da questão dos crimes cometidos contra as empresas, todos os golpes virtuais que são praticados, já que infelizmente o Brasil é um dos países que mais sofrem com isso e, por isso, a proteção dos dados e das informações se tornou uma pauta imperativa na sobrevivência das empresas”, expôs Antonio Carlos dos Santos.

“Durante a pandemia, passamos a ficar muito mais conectados, assim cresceram também os ataques. Por exemplo, o celular é a nossa nova carteira, dessa forma temos que nos proteger de ataques de hackers, até mesmo o Pix, que é uma facilidade, está sendo alvo desses crimes. Além disso, acabamos sendo alvos de ‘Fishers’, das pescarias de dados, via e-mails, que clicamos sem imaginar que podemos dessa forma, perder os nossos dados. Precisamos nos precaver”, explicou Fabiano Cotait, mostrando números impressionantes de pesquisas realizadas.

“Falando um pouco deste elemento de segurança da informação e proteção dos dados, é imprescindível tratar a questão do programa de privacidade, além da necessidade da adequação com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que inclusive agregam valores aos negócios e traz credibilidade”
, explicou Clayton Lourenço, deixando dicas fundamentais contra esses ataques, ilustrando informações sobre sequestros de dados e ensinando a combater esses problemas, com detalhes valiosos.

O Presidente do Instituto Fenacon, recordou a antiga contabilidade, de arquivos físicos, que trazia segurança, porém não tinha a praticidade da tecnologia, que facilitou muito o trabalho do contador. “Porém, nessa evolução faltou trazermos essa segurança que tínhamos no meio físico para o digital. Acredito muito na tecnologia, mas precisamos nos adaptar”, disse, destacando também como é fundamental ter uma equipe de TI e investir em bons softwares, entre outras proteções.

O 2º Encontro Regional acontecerá até o dia 25 de junho e está com inscrições encerradas. Porém, se não conseguiu se inscrever, em setembro será realizada a 3ª edição do evento, com uma nova programação e novos temas de suma importância aos representados.

Com informações do SESCON-SP

Mais Fenacon