Notícias

“S” do ESG – Perspectivas e Desafios

Compartilhe

Talvez você já saiba o significado da sigla ESG (governança ambiental, social e corporativa) traduzido do inglês. Mas, sabe a importância do lado social, representado pela letra S, na prática? Para esclarecer as perspectivas e desafios dessa questão, o presidente da FENACON, Sérgio Approbato, conversou com o cofundador do G10 Favelas, Reginaldo Gabriel de Lima, no FENACON Talks dessa semana.

O G10 Favelas é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para promover qualidade de vida à população de periferias e favelas. Por meio de recursos arrecadados em doações, a organização fornece cestas básicas, máscaras de proteção facial, kits de higiene, marmitas e educação para milhares de famílias.

O cofundador da organização explica a importância da sustentabilidade social no ambiente urbano da periferia. Além disso, critica a ideia de uma autoridade salvadora para questões sociais, afirmando que essa figura não existe. Segundo ele, a solução é derivada do trabalho da coletividade.

Reginaldo Gabriel de Lima afirma ainda que, ao aplicar uma metodologia focada em desenvolvimento humano com qualificação, um novo hábito é estabelecido na vida do indivíduo. “Nesse hábito uma nova consciência, nessa nova consciência uma nova postura cheia de construção de propósitos, ampliação do seu ambiente de negócio, impacto no seu território interno”. E finalizou, “não é o troféu que nos interessa, é o resultado”.

O presidente Sérgio Approbato criticou o baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) brasileiro e ressaltou a necessidade do envolvimento do governo para oferecer qualidade de vida a toda a população. Reconheceu ainda a importância do trabalho desenvolvido pelo G10 Favelas: “Meus parabéns pelo brilhante trabalho que você está realizando. O nosso objetivo aqui realmente é desenvolver essa conscientização coletiva”.

ASSISTA!

Saiba mais sobre o G10 Favelas: https://g10favelas.com.br/

Mais Fenacon