Notícias

Receita Federal apresenta o Sistema de Disponibilidade de Informações Públicas (DIP)

Compartilhe

O sistema DIP foi desenvolvido em parceria com o GIZ da Alemanha e com países membros do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat)

A Receita Federal patrocinou um evento virtual, na última segunda-feira (9), sobre o sistema de Disponibilidade de Informação Pública (DIP). A palestra foi feita pelo auditor-fiscal da Receita Federal, Rafael Santigo, responsável técnico pelo desenvolvimento do DIP. O evento contou com palestra do Diretor de Cooperação e Tributação Internacional do Ciat, Isaác Gonzalo Arias Estban.

O sistema DIP foi desenvolvido com apoio técnico e financeiro da Receita Federal e do GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) da Alemanha, a agência alemã de cooperação internacional, e também com apoio técnico de outros países membros do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat).

O Sistema DIP agrega fontes de informação pública de interesse das administrações tributárias, facilitando a identificação de informações públicas em diferentes países e em organizações com amplitude internacional (ONGs, organizações internacionais, fundações, empresas, etc.). Registros de empresas, de bens, de transações comerciais são exemplos de informações públicas que podem ser localizadas no DIP. No sistema existem dois tipos de informação: as publicadas na internet e outras de fontes que requerem procedimento especiais.

A ferramenta do DIP está disponível no sítio do Ciat, no endereço https://www.ciat.org/dip/, em inglês, espanhol e português. Já os dados contidos nas diversas fontes de informação no DIP estão nos idiomas de cada um dos países ou organizações que controlam suas fontes.

Fonte: Receita Federal

Mais Fenacon