• Contatos
  • Login
  • Mapa do Site
  • Institucional
    • Sobre
    • Presidente
    • Diretoria – Gestão 2026/2030
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
  • Reforma Tributária
  • Missão Empresarial
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
  • Soluções
  • Entidades Filiadas
Notícias

Receita Federal adia entrada em produção do CNPJ alfanumérico na e-Financeira

21 de agosto de 2026 Publicado por Fernando Olivan — Comunicação Fenacon

Compartilhe:

Alteração prorroga em duas semanas a implantação das novas especificações técnicas e permite que instituições financeiras priorizem a entrega das informações do primeiro semestre de 2026

Por Comunicação FENACON

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil publicou o Ato Declaratório Executivo (ADE) Cofis nº 14, de 14 de agosto de 2026, que altera o cronograma de atualização do ambiente de produção da e-Financeira para a adoção do esquema com o CNPJ alfanumérico.

A medida adia em duas semanas a implantação das alterações técnicas previstas originalmente no ADE Cofis nº 10/2026. Segundo a Receita Federal, a decisão busca proporcionar maior estabilidade e segurança jurídica às instituições financeiras durante o período de entrega das informações referentes ao primeiro semestre de 2026.

Com a mudança, as instituições poderão concentrar as equipes de Tecnologia da Informação (TI) e Compliance na transmissão regulamentar de agosto, sem a interferência de novas validações em ambiente de produção durante o período crítico de entrega.

O novo cronograma também prevê uma janela para que os declarantes que identificarem inconsistências após o fechamento de agosto possam realizar ajustes e retificações sob as regras atualmente vigentes do leiaute 2.1.1, antes da entrada em vigor das novas especificações técnicas.

Novo cronograma

O prazo final para a entrega das informações referentes ao primeiro semestre de 2026 permanece em 31 de agosto de 2026. Na sequência, entre 1º e 11 de setembro, é recomendado que as instituições priorizem os ajustes e as retificações necessárias ainda sob as regras vigentes.

Nos dias 12 e 13 de setembro, o sistema ficará indisponível para manutenção técnica. A partir de 14 de setembro de 2026, entram em produção as novas alterações técnicas previstas no ADE Cofis nº 10/2026, incluindo o esquema com o CNPJ alfanumérico.

A Receita Federal reforça que as aplicações devem continuar gerando os arquivos XML de acordo com o Schema em vigor no Portal do SPED. Por isso, os declarantes devem acompanhar regularmente o Portal do SPED para verificar eventuais atualizações técnicas e consultar os novos Schemas disponibilizados.

Datas importantes

  • 31/08/2026: prazo final para entrega das informações do 1º semestre de 2026;
  • 01/09 a 11/09/2026: período recomendado para ajustes e retificações prioritárias sob as regras vigentes;
  • 12 e 13/09/2026: indisponibilidade do sistema para manutenção técnica;
  • 14/09/2026: entrada em produção das novas alterações técnicas, incluindo o esquema com o CNPJ alfanumérico.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Navegação de posts
Post Anterior
Próximo Post

Mais Lidas

  • 9 de setembro de 2026

    Receita Federal esclarece tributação de aluguéis recebidos em atraso

  • 8 de setembro de 2026

    Receita Federal e PGFN publicam novo edital de transação para controvérsia sobre IRRF de investidores não residentes

  • 8 de setembro de 2026

    Regime de caixa deixará de ser utilizado na apuração do Simples Nacional

  • 11 de setembro de 2026

    Fenacon, CFC e Receita Federal debatem novas estratégias para apoiar contadores e empresários do Simples na transição da Reforma Tributária

  • 20 de agosto de 2026

    Votação sobre aumento do limite do MEI deve ficar para depois das eleições

Posts Relacionados

  • 11 de setembro de 2026

    Fenacon, CFC e Receita Federal debatem novas estratégias para apoiar contadores e empresários do Simples na transição da Reforma Tributária

  • 11 de setembro de 2026

    Fenacon lança novo portal e fortalece sua presença digital

  • 11 de setembro de 2026

    Fenacon participa do 8º Congresso Brasileiro de Direito Corporativo, Tributário e Empresarial

  • 11 de setembro de 2026

    Setor de serviços fica estável em julho e sobe 2,4% em 12 meses

Veja mais

Mapa do Site

Institucional

  • Sobre a Fenacon
  • Presidente
  • Diretoria Fenacon – Gestão 2026/2030

Notícias

  • Press Clipping
  • Notícias
  • Rede de Notícias
  • Reforma Tributária
  • Missão Empresarial
  • Fenacon na Mídia
  • 21ª CONESCAP

Multimídia

  • Vídeos
  • Podcasts
  • Revista Fenacon

Outros

  • Entidades Filiadas
  • UniFenacon
  • FenaconCD
  • Política de privacidade

Fale Conosco

Telefone: 61 3105-7500

E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Siga a Fenacon

Nosso Endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© 2026 Fenacon. Todos os direitos reservados.

Gerenciamento de Cookies

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}