Notícias

Presidente do SESCON-SP defende reforma administrativa antes da reforma tributária

Compartilhe

Em contraponto ao pensamento do governo, Reynaldo Lima Jr. analisa que seria mais prudente “Uma reforma administrativa em caráter de urgência, justamente redimensionando o tamanho do Estado, para após pensarmos em uma reforma tributária”.

O presidente do Sescon-SP, Reynaldo Lima Jr. concorda com o ministro da Economia Paulo Guedes sobre a urgência de se fazer as reformas que o Brasil precisa em 2021. “Não existe milagre” para a recuperação da economia. “Depois de tantos problemas econômicos enfrentados pelo país durante a pandemia, é ainda mais urgente a continuação das reformas”, acredita.

Entre as medidas adotadas pelo governo neste ano por causa do novo coronavírus estavam o adiamento do pagamento de tributos (inclusive do Simples Nacional) e a antecipação de benefícios, como o 13º de aposentados e pensionistas do INSS. Porém, Lima, acredita que ainda em 2021, o Governo deverá promover novos auxílios principalmente para as micro e pequenas empresas.

O Ministro da Economia Paulo Guedes lembrou que apesar da execução orçamentária do auxílio emergencial acabar em dezembro de 2020, o cronograma de pagamentos pela Caixa e o Ministério da Cidadania deve avançar um mês e meio ou dois meses em 2021. “Ainda haverá uma cobertura do auxílio em janeiro e metade de fevereiro”, completou.

De acordo com recente portaria do Ministério da Cidadania, o calendário para saques do auxílio emergencial prevê pagamentos até o dia 27 de janeiro de 2021.

Lima lembra que o Sescon-SP tem participado ativamente dos debates da Reforma Tributária, que na sua avaliação, junto com a administrativa são as mais importantes para ajudar o Brasil a sair da crise. A primeira foca na arrecadação e a segunda no tamanho do Estado.

Lima acrescentou que o governo foca na reforma tributária com a manutenção da arrecadação, uma vez que segundo o próprio governo, tal alegação se faz necessária em face do tamanho do estado brasileiro. A máquina estatal consome excessivamente o fruto dos tributos arrecadados, aliado a falta de eficiência dos serviços públicos.

Em contraponto ao pensamento do governo, o presidente do Sescon-SP analisa que seria mais prudente “Uma reforma administrativa em caráter de urgência, justamente redimensionando o tamanho do Estado, para após pensarmos em uma reforma tributária”.

Sabemos que as mudanças não ocorrerão de uma hora para outra. Não existe mágica e muito menos milagre, mas devemos projetar os efeitos da reforma administrativa para termos a espinha dorsal de uma reforma tributária.

Lima, levanta que com a reforma administrativa aprovada, seria mais fácil definir os focos da reforma tributária, que não pode se pautar somente na tributação do consumo, mas deve-se levar em conta a desoneração da folha de pagamento, tributação de heranças, renda e propriedades.
Era melhor que o governo arrumasse a casa, fizesse uma reforma administrativa, reduzisse os custos do estado, projetando um estado mais eficiente para o futuro e daí apresentasse uma reforma tributária coerente e palatável, sem estar tão preocupado em manter essa arrecadação gigantesca. Mas, infelizmente, esse caminho está sendo feito de forma inversa”
, opinou.

Fonte: SESCON-SP

Mais Fenacon