Notícias

Presidente da FENACON participa de live com a Secretaria da Fazenda de Mato Grosso

Compartilhe

 Sefaz e SESCON-MT discutem o uso de tecnologias digitais nos serviços fazendários

A transformação digital pela qual passa a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), além de trazer mais qualidade e eficiência aos serviços prestados ao cidadão, vai facilitar a rotina dos profissionais da classe contábil. Esse foi o assunto abordado na noite desta quinta-feira (16.03), no evento online organizado pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-MT), com o apoio da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). A Sefaz participou do evento a convite dos organizadores.

“Um dos propósitos dessa noite é reforçar a parceria com o Sescon-MT e convidar profissionais, empresas, sindicatos e federações a participarem dessa jornada da transformação digital”, disse o chefe do Serviço Integrado de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz, Rafael Vieira. O gestor foi convidado pelo sindicato para representar a secretaria e falar sobre essa transformação digital, principalmente no atendimento ao contribuinte, e como ela trará mais eficiência, celeridade e qualidade ao relacionamento com os contribuintes.

De acordo com ele, essa mudança está estruturada em inúmeras ações que serão colocadas em andamento de forma simultânea, de forma que possibilite entregas contínuas. “A maior parte dessas ações visam desburocratizar e simplificar obrigações cadastrais e fiscais exigidas dos contribuintes. Tornar digital a relação do fisco com os cidadãos e contribuintes é outra vertente. Nesse ponto a maior parte do esforço passará por uma mudança de perspectiva: deixarmos de atuar com foco ‘no’ contribuinte e passarmos a trabalhar com a visão ‘do’ contribuinte”.

O presidente do Sescon-MT, Marco Aurelio Coelho, afirmou que o sindicato está aberto para participar das mudanças, principalmente, das que visam facilitar os processos e diminuir a burocracia.

“A live foi positiva, atingimos o objetivo, principalmente porque defendemos o interesse dos empresários da contabilidade. O Rafael Vieira tem uma grande missão de realizar a transformação do atendimento da Sefaz/MT e esperamos que as mudanças ocorram em benefício do cidadão e contribuinte”, disse o presidente.

Representando a Fenacon, o presidente, Daniel Coêlho, fez uma fala na abertura do evento e parabenizou a iniciativa do debate com a classe contábil. “Inovação e tecnologia é um tema importante, pois é algo que vai facilitar não só para os profissionais da contabilidade, mas para a sociedade, para os contribuintes em geral. Com as mudanças será mais fácil, mais transparente, para o empresário verificar as informações e as obrigações do seu setor junto com a Sefaz”.

Já o diretor do Sescon, Sidinei Amorim, que mediou o debate, ressaltou a importância dessa relação entre o fisco estadual e a classe contábil. “Ficamos muito felizes em saber que a Sefaz tem adotado esse posicionamento de manter um canal aberto com os contadores. Isso é uma relação de confiança que temos buscado não só pela facilidade, mas pela segurança das informações que nós entregamos no nosso dia a dia, nos escritórios, como profissionais da classe contábil”, disse o diretor.

O evento foi realizado de forma online, com transmissão pelos canais da Sefaz-MT e do Sescon-MT no Youtube, e reuniu contadores de todo o estado, empresários e representantes de associações contábeis. Aquelas pessoas que não conseguiram acompanhar a live podem assistir a palestra no Youtube.

Assista:

Com informações da Sefaz-MT

Mais Fenacon