
O encontro, encerrado no dia 13 de junho, em Genebra, reuniu representantes de governos, empregadores e trabalhadores de 187 Estados-Membros para discutir temas centrais das relações de trabalho.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) participou da 113ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT), promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, Suíça. O encontro, encerrado no dia 13 de junho, reuniu representantes de governos, empregadores e trabalhadores de 187 Estados-Membros para discutir temas centrais das relações de trabalho.
Coordenador da delegação da CNC, o presidente do Sistema Fecomércio-RJ e vice-presidente Administrativo da CNC, Antonio Florencio de Queiroz Junior, representou a Confederação no evento, reconhecido como um dos principais fóruns internacionais voltados à promoção de condições laborais justas.
Trabalho decente e plataformas digitais em foco
Um dos principais temas debatidos nesta edição da CIT foi o Trabalho Decente na Economia das Plataformas Digitais. A discussão tratou dos impactos da digitalização no mundo do trabalho, com atenção à regulação, segurança jurídica e direitos dos trabalhadores, especialmente diante do crescimento de modelos baseados em aplicativos e outras tecnologias digitais.
Segundo Antonio Queiroz, a conferência proporciona uma oportunidade única para o Brasil aprender com experiências internacionais. “Trata-se de um momento valioso para observar de perto os exemplos bem-sucedidos de países que já avançaram em temas como inovação, tecnologia e modernização das relações trabalhistas, além de compreender os desafios enfrentados por nações que ainda buscam esse progresso”, afirmou.
Diálogo com o Ministério do Trabalho e o TST
No dia 9 de junho, os representantes da CNC acompanharam o pronunciamento do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e mantiveram diálogo com os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Aloysio Corrêa da Veiga e Sérgio Pinto Martins.
Antonio Queiroz destacou o encontro com o ministro como essencial para discutir questões pendentes, como o trabalho em feriados. “Mostramos a ele nossa posição e vimos que o ministro comunga do nosso pensamento. Sabemos da necessidade de esse acordo se concretizar o mais rapidamente possível para tirar a insegurança jurídica”, relatou.
A delegação da CNC participou ainda de recepção promovida pelo embaixador do Brasil na Suíça, Tovar da Silva Nunes, em sua residência oficial. O evento reuniu representantes dos empregadores, dos trabalhadores, do governo federal, do Judiciário e do Legislativo.
Delegação
A delegação da CNC foi composta por representantes de diferentes regiões e entidades do Sistema Comércio. Além de Antonio Queiroz, integraram o grupo:
– Leandro Domingos (Presidente da Fecomércio-AC e Vice-Presidente Financeiro da CNC)
– Ivo Dall´Acqua Júnior (Presidente em exercício da Fecomércio-SP)
– Marcos Andrade (Presidente da Fecomércio-SE)
– Daniel Coelho (Presidente da Fenacon)
– Dênis Cavalcanti (Presidente em exercício da Fecomércio-PI)
– Marcos Lameira (Vice-Presidente da Fecomércio-AC)
– Elienai Câmara (Chefe do Gabinete da Presidência da CNC)
– Alain MacGregor (Diretor Jurídico e Sindical da CNC)
– Luciana Diniz (Advogada da Diretoria Jurídica e Sindical da CNC)
– Carlos Américo Pinho (Consultor Jurídico da Presidência do Sistema Fecomércio-RJ)
– Marcelo Novaes (Assessor da Presidência do Sistema Fecomércio-RJ)
Informações: CNC