Notícias

Presidente da FENACON destaca a importância dos profissionais da contabilidade durante sessão solene no Senado

Compartilhe

Daniel Coêlho lembrou que as empresas filiadas à FENACON representam cerca de 4,5 milhões de empregos e quase 6,5% do PIB

A importância do papel de contabilistas e contadores para a sociedade foi destaque da sessão solene realizada na sexta-feira (12) no Plenário do Senado. Especialistas no assunto e representantes de entidades de contabilidade destacaram a tarefa desses profissionais na organização das contas tanto de empresas como do governo.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), autor do requerimento para a homenagem (RQS 825/2022), foi quem presidiu a sessão. Ele lembrou que o Brasil comemora, desde 1926, na data de 25 de abril, o Dia do Contabilista. Izalci Lucas exaltou a todos que “iniciaram a profissão” no país e destacou o papel do ex-senador João Lyra (1931-2021), que lutou pela regulamentação do exercício da contabilidade. O senador também elogiou “o trabalho árduo e permanente” de contabilistas e contadores e defendeu rigor fiscal no governo.

— Eu sou contador e estou senador. Lutar pela valorização desses profissionais é tarefa de todos que querem um Brasil justo e desenvolvido — afirmou Izalci.  

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Mesquita Coelho, destacou a importância do setor para a economia. Ele disse que as empresas filiadas à Fenacon representam cerca de 4,5 milhões de empregos e quase 6,5% do produto interno bruto (PIB). Para Coelho, o governo deveria valorizar mais os profissionais da contabilidade, já que a prática é essencial para as contas de empresas e de órgãos estatais. O dirigente ainda reforçou o pedido de prorrogação de envio da Escrituração Contábil Digital (ECD).

O consultor Adriano de Andrade Marrocos, representante do Conselheiro Federal de Contabilidade, agradeceu o apoio do Congresso Nacional às pautas do setor. Ele disse que há mais de 520 mil profissionais da contabilidade no Brasil, que impactam de forma positiva a sociedade, promovendo cidadania, evitando gastos desnecessários e colaborando com o desenvolvimento. Segundo Marrocos, a atividade contábil vai desde o controle de receitas e despesas até práticas de transparência, passando pelo apoio à declaração de Imposto de Renda.

— Nosso trabalho é essencial para o país. Somos um motor para o desenvolvimento econômico e social das famílias, das empresas e dos governos — afirmou o consultor.

Na visão do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRC-DF), Alberto Milhomem Barbosa, a gestão contábil e financeira está entre as mais importantes. Ele disse que os profissionais da contabilidade trabalham para evitar fraudes e a favor da transparência, ajudando empresas e governos na tomada de decisões. Para a Barbosa, a profissão é essencial para o desenvolvimento, como mais justiça e economia próspera.

— A contabilidade vem se desenvolvendo de forma constante e significativa. Os profissionais contábeis brasileiros são reconhecidos internacionalmente por sua competência profissional — registrou Alberto Barbosa.

Normas e histórias

Gerente do Departamento Contábil do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Carla Ribeiro Marques disse representar, na sessão, a mulher contabilista e o contabilista do setor público. Ela cobrou mais presença feminina na área e mais oportunidades para as mulheres contadoras. Carla Marques também afirmou que o trabalho da contabilidade demanda um contato constante com normas e siglas.

— Somos os primeiros guardiões e mensageiros dessas normas — registrou.

Presidente do SESCON-DF, Alexandre Alves

A contadora de histórias Nyedja Gennari participou da homenagem, contando a evolução da ciência contábil. Também foi exibido um vídeo, com destaque para a importância da contabilidade para a transparência das empresas. O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Distrito Federal (Sescon-DF), Alexandre Alves, e outros contabilistas e contadores também acompanharam a homenagem.  

Pela FENACON também estiveram presentes o diretor de Políticas Estratégicas e Legislativas, Diogo Chamun, o contador Isevane Silva, a gerente comercial, Ana Paula Araújo, o superintendente, Josué Tobias, a assessora parlamentar, Daiane Rodrigues, e o gerente de recursos humanos, Wesley Martins.

Confira abaixo o discurso do presidente da FENACON, Daniel Coêlho.

Com informações da Agência Senado e fotos de Waldemir Barreto/Agência Senado

Mais Fenacon