Notícias

Nova frente parlamentar promete apoiar varejo e e-commerce

Compartilhe

Criada no último dia 4 de fevereiro, a Frevec pretende ajudar a melhorar o ambiente de negócios e a defender a modernização das leis em favor do setor com foco especial nas MPEs

Da equipe de jornalistas do Diário do Comércio

Num momento em que a sobrevivência das pequenas empresas tem sido desafiadora, sobretudo pelos impactos da pandemia, foi criada, na última quinta-feira (04/02), a Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Mercado de Varejo e E-Commerce (Frevec), presidida pelo deputado federal Christino Áureo (PP-RJ). 

A iniciativa promete amparar o ambiente de negócios no Brasil, contribuir com a retomada após a crise financeira que tomou conta do país, mas que também vai ao encontro do alto crescimento do comércio digital, que avança cada vez mais e exige modernização das leis e cuidados com a sua regulamentação. 

Áureo afirma que, não era possível prever, quando foi feita a proposta de criação da Frente, que ela seria tão representativa. Em especial neste momento em que estamos vivendo.

“Ela congrega todo o ambiente de e-commerce e trata do varejo. Lida com setores que estão fortemente afetados pela pandemia. Por outro lado, o comércio digital, como plataforma, tem crescido muito. Várias empresas têm sobrevivido porque criam espaço para a inovação”, destaca.

Para se ter uma ideia da robustez do e-commerce, dados do MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust/Movimento Compre & Confie, mostram que o segmento cresceu 73,88% no ano passado. Em relação ao faturamento, a alta foi de 83,68% em 2020.

No acumulado do ano, a participação do segmento no comércio varejista corresponde a 9,3%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O comércio eletrônico faturou R$ 231,9 bilhões em 2020, segundo o boletim sobre as notas fiscais eletrônicas da Receita Federal. 

FRANCHISING INCLUSO

Áureo destaca a importância de que as pequenas empresas repensem o seu modelo de negócios para que, dentro de suas possibilidades, se adequem às novas exigências e aos moldes do que o mercado pede. Ele cita, ainda, a importância que a Frevec terá junto ao segmento de franquias, que sofreu um duro golpe com a pandemia, 

“A Frente atuará, entre outras finalidades, junto às franquias, porque esse setor é muito promissor, capilarizado na economia e na vida das cidades. Não existe nenhum município brasileiro que não tenha a sua representação”, diz. 

O franchising brasileiro vem se transformando e se adaptando às mudanças. Bastante representativo na economia, tem faturamento anual é da casa de R$ 186 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). É responsável por 2,6% do PIB brasileiro, gerando 1,3 milhões de empregos diretos e 5 milhões indiretos.  

André Friedheim, presidente da ABF, afirma que a a criação da Frente Parlamentar é um dia histórico para o franchising brasileiro. “Somos um recorte organizado formado majoritariamente por micro e pequenos empresários que agem sob uma mesma bandeira, compartilhando know-how e tendo ganhos de escala”, afirma. “No entanto, precisamos melhorar o ambiente de negócios e de medidas emergênciais para atravessar a pandemia com menos sobressaltos e mantendo renda, empregos e geração de impostos”, completa.

O vice-presidente da ABF, Antonio Moreira Leite, que também participou dos trabalhos, ressaltou que as franquias poderiam ter um papel ainda maior na retomada da economia se alguns entraves fossem superados. É o caso, por exemplo, da aplicação do IGP-M no reajuste dos aluguéis de shoppings.

“Este índice leva em consideração aumento de custos não relacionados à relação locatícia entre franqueados e shoppings. Outros pontos importantes são a criação de uma proposta ampla de um Refis para pequenas e médias empresas e a extensão de linhas de auxílio aos empreendedores como o Pronampe”, destaca. 

DIRETORIA

Além da aprovação do estatuto, foram definidos os membros da diretoria da FREVEC: Lucas Vergílio (Vice-presidente Região Centro-Oeste); Pedro Cunha Lima (Vice-presidente Região Nordeste); Celso Sabino (Vice-presidente Região Norte); Arnaldo Jardim (Vice-presidente Região Sudeste); Rubens Bueno (Vice-presidente Região Sul); Ângela Amin (Diretora de Comércio Exterior); Jerônimo Goergen (Diretor de Fomento e Crédito); Vinicius Farah (Diretor de Integração Setorial); Pinheirinho (Diretor de Logística e Infraestrutura); Marcelo Aro (Diretor de Políticas de Inclusão); Pedro Westphalen (Diretor de Seguridade e Saúde) e Kim Kataguiri (Diretor de Tecnologia e Inovação). 

FOTO: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Mais Fenacon