• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Negócios ligados ao meio digital devem continuar em alta

27 de janeiro de 2023 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Gerente de Inovação do Sebrae detalha tendências de mercado para 2023

Clubes de assinaturas, infoprodutos e a volta das compras coletivas. Esses são alguns dos nichos de mercado que devem estar em alta em 2023. Além disso, os negócios ligados ao segmento pet e aqueles relacionados à educação também manterão a tendência de crescimento, de acordo com o gerente de Inovação do Sebrae, Paulo Renato Cabral. “Durante a pandemia, as pessoas fizeram muitos cursos on-line de qualificação e percebemos que essa tendência continua, mas agora também como presencial ou no formato híbrido”, esclarece.

Nesse contexto, os serviços e produtos vendidos no meio digital seguem com tudo. Deve permanecer elevado o interesse do consumidor pelo e-commerce ou até mesmo pelas empresas “fisital”, com espaço tanto físico quanto virtual. Outro exemplo é o caso dos clubes de assinatura, cuja diversificação – vinhos, livros, revistas, cervejas especiais e artigos de beleza e bem-estar – é uma das grandes apostas. “Possivelmente, também veremos o retorno de alguns mecanismos de compras coletivas, como já tivemos no passado, mas hoje em outro formato. Em 2023, teremos um padrão de consumo ou de um produto que deve se repetir”, frisa o gerente do Sebrae.

Com relação ao mercado pet, Cabral argumenta que o perfil das famílias brasileiras mudou, o que foi bom para esse segmento. “Ao invés daquelas famílias grandes, com muitos filhos, atualmente vemos muitos casais sem filhos ou pessoas que optam por estar solteiras”, detalha.

Por onde começar?
Uma verdade do mundo dos negócios é que sempre estará em alta aquilo que o consumidor demanda, ou seja, não há como definir uma tendência absoluta. Por isso, para quem ainda está estudando o mercado e não sabe por onde começar, o especialista do Sebrae orienta investir no que já se tem afinidade.

“O mercado pet está em alta, mas você vai simplesmente montar mais um pet shop para concorrer com os vários que existem na sua cidade? Melhor seria estudar esse mercado e sua cadeia. Nesse exemplo, temos as lojas, os fornecedores de insumos, os que fornecem sistemas e softwares para essa área, os que fabricam os produtos… uma infinidade de negócios. Então, é preciso pensar em qual parte dessa cadeia pet você vai se inserir”, explica. “O potencial empreendedor precisa enxergar onde há mais oportunidades com o menor nível de concorrências e maiores ganhos”, complementa Paulo Renato Cabral.

Ao empreendedor que já está no mercado e busca inovações, uma tendência é agregar inteligência artificial e big data, tanto nos aplicativos quanto nos sites de comércio eletrônico e divulgação das empresas. “Por mais que pareçam tecnologias inacessíveis, são inovações que já estão disponíveis para os empreendedores, são poderosas e impulsionam os negócios. Hoje, várias empresas conseguem desenvolver módulos simples de aplicação de inteligência artificial e big data que permitem desde a recomendação dos seus produtos ao cliente até ajudar a empresa a ser encontrada mais rapidamente na internet”, indica o gerente.

Agência Sebrae

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

4 de dezembro de 2025

Receita amplia opções para pagamento de Darf da DCTFWeb

4 de dezembro de 2025

Reforma tributária ameaça exportação indireta e coloca em risco 25 mil MPEs

4 de dezembro de 2025

Com 8,3 milhões de trabalhadores, idosos têm nível de ocupação recorde

4 de dezembro de 2025

Agora é lei: doação de medicamentos será isenta de tributação

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}