Notícias

IRPF 2022: Receita deve liberar consulta ao 3º lote de restituição nesta sexta-feira (22)

Compartilhe

O contribuinte poderá consultar a restituição do Imposto de Renda por diversas plataformas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal deve abrir nesta sexta-feira (22) a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. Se o contribuinte for contemplado neste lote, o pagamento será feito até o dia 29 deste mês na conta bancária indicada pelo contribuinte.

A Receita ainda não fez o comunicado oficial sobre a data de abertura da consulta, mas tradicionalmente o órgão oferece a oportunidade de verificar quem recebe este lote uma semana antes do depósito.

O calendário de acerto da restituição varia de acordo com a data de entrega do IRPF, então quem enviou mais cedo, recebe mais cedo.

O primeiro lote foi pago à população no dia 31 de maio, e o segundo no dia 30 de junho, no último dia útil de cada mês. 

Neste ano, a Receita informou que serão 5 lotes de restituição, sendo que o último está previsto para 30 de setembro.

Como consultar o terceiro lote da restituição

A partir desta sexta-feira, se a Receita confirmar a abertura da consulta da restituição, o contribuinte poderá conferir se a restituição estará disponível. 

Para conferir, o contribuinte poderá acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consulta a Restituição”. 

A consulta também poderá ser feita pelo aplicativo oficial da Receita, disponível para tablets e smartphones, que consulta diretamente no sistema do órgão sobre a liberação das restituições, e  ainda a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Fonte: Portal Contábeis

Mais Fenacon