20ª CONESCAP

Interação da inteligência artificial com profissional contábil encerra segundo dia da 20ª CONESCAP

Compartilhe

A última palestra do segundo dia da 20ª CONESCAP e 17ª Convenção CRCCE abordou a revolução da contabilidade digital: interação da inteligência artificial com o profissional contábil, com Roberto Dias Duarte, especialista em empreendedorismo contábil, e Maria Clara Bugarim, presidente do Comité de Integración Latino Europa-América (Cilea) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). A moderação do debate teve à frente Francélio Cavalcante, vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRCCE.

“É uma inverdade quando falam que a profissão contábil vai acabar por causa da inteligência artificial, além de ser algo que vai contra pesquisas. Se cada empresa de contabilidade tiver um chatbot, vai economizar muito tempo com as demandas do dia. O ChatGPT, por exemplo, é uma interface gráfica muito simples, com algoritmo probabilístico. Tudo depende do prompt, do comando, para ter resposta boa. É uma ferramenta que responde perguntas consultivas”, disse Roberto Dias Duarte ao fazer referência que a ferramenta pode ser usada pelo contador no dia a dia do trabalho. “É um mundo surreal de novos negócios, para melhorar a experiência com os clientes”.

Em sua fala, Maria Clara Bugarim citou sua experiência de mais de 40 anos na contabilidade e falou sobre a jornada profissional, os desafios e tendências. “O ensino precisa mudar para que tenhamos diretrizes mais modernas e estruturadas com o objetivo de formar profissionais diferentes, fazer com que as necessidades do mercado sejam atendidas plenamente, pois o mercado muda o perfil dos profissionais”.

Mais Fenacon