Notícias

Importância da implantação da LGPD nas empresas contábeis

Compartilhe

Texto: Maria Cecilia Lima

O FENACON Talks desta semana aborda a importância da implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas empresas contábeis. O presidente da Federação, Daniel Coêlho, conversou com o presidente do SESCON-SP, Carlos Alberto Baptistão, sobre o assunto.

Baptistão ressalta o impacto positivo da legislação da LGPD sobre os profissionais contábeis e seus clientes e os diversos grupos beneficiados com a adoção de tal prática. “É muito importante que as empresas se cuidem para que não haja vazamento de dados e documentos que possam complicar o empresário contábil, os empresários clientes e os empregados dos clientes”, explica.

A LGPD, nº 13.709/2018, define regras sobre o uso de dados pessoais do cidadão brasileiro e afeta negócios de praticamente todas as áreas. O setor de contabilidade é uma delas, tendo em vista que trabalha com informações de inúmeros funcionários em documentos como folha de pagamento. As punições vão de advertências a uma multa no valor de 2% do faturamento anual da empresa (limitado a R$ 50 milhões).

ASSISTA!


Mais Fenacon