Notícias

FENACON participa de lançamento do Relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021

Compartilhe

O relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021 foi divulgado nesta terça-feira (15). O presidente da FENACON, Sérgio Approbato, e o vice-presidente Administrativo da Federação, Wilson Gimenez, acompanharam o lançamento do estudo sobre o ambiente de negócios nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. 

A pesquisa mede a regulamentação das atividades de pequenas e médias empresas nacionais em cinco áreas: abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos.

De acordo com o levantamento, o tempo gasto por empresas com obrigações tributárias no Brasil varia de 1.483 a 1.501 horas por ano. O relatório inclui ainda dois estudos-piloto sobre o registro de um Microempreendedor Individual (MEI) e o pagamento de impostos no regime do Simples Nacional, medidos em cinco localidades no país.

Dados são do Relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021

Participaram da mesa de abertura do evento, de forma on-line, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles, o presidente da Confederação Nacional de Bens, Comércio e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, e a diretora do Banco Mundial no Brasil, Paloma Anos Casero.

“Independente da classificação da prefeitura, o Doing Business é uma ferramenta importantíssima para a correção de rumos”, destacou Onyx Lorenzoni.

Segundo Paloma Anos, o estudo chega no momento em que governos de todos os níveis tentam se recuperar da crise provocada pela Covid-19. “Processos longos e complexos continuam sendo um grande desafio para os empresários brasileiros”, disse a diretora do Banco Mundial.

Os diretores de Assuntos Legislativos e de Tecnologia da FENACON, Diogo Chamun e Hélio Donin, respectivamente, também participaram. Produzida pelo Banco Mundial, a pedido da Secretaria-Geral da Presidência, a iniciativa teve patrocínio da CNC, Febraban e Sebrae.

Doing Business Subnacional Brasil 2021

Autor: Doing Business Subnacional

Publicado: 15/06/21

BAIXE AQUI – em português

Faça o download do relatório – inglês (PDF)
Página disponível em inglês

Mais Fenacon