Notícias

FENACON lança Campanha Nacional Declare Certo 2022

Compartilhe

Com o slogan ‘Deixe a preocupação de lado, Imposto de Renda é com um profissional contábil’, a FENACON, Federação representante de 400 mil empresas, lançou a campanha anual Declare Certo 2022 que conta com a participação dos 38 SESCONs e SESCAPs filiados à Entidade.

O objetivo é sanar as dúvidas que surgem ao longo do processo de envio da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), exercício 2021, além de reforçar a importância da orientação do profissional contábil no sentido de evitar que o contribuinte caia na malha fina.

Para este ano, permanece obrigado a declarar, entre outras situações, quem ganhou acima de R$ 28.559,70 no ano passado. Quem atrasar e não conseguir cumprir o prazo, terá que pagar uma multa de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Os contribuintes têm até 31 de maio para entrega da obrigação.

Curiosidade
Tributar os ganhos da população a fim de arrecadar recursos para a implementação de melhorias no Estado é uma prática antiga. Foi assim que a Inglaterra financiou suas despesas na guerra contra Napoleão no final do século XVII. Por volta de 1910, surgiu um modelo de arrecadação de imposto nos Estados Unidos que inspirou o resto do mundo. E, a partir de 1922, começou a vigorar no Brasil. Neste ano, o IRPF completa 100 anos de existência no país.

Para mais informações, procure o SESCON ou o SESCAP da sua região.

Assista ao vídeo do presidente da FENACON sobre o assunto:

Leia a Cartilha com todas as novidades sobre o IRPF 2022.

Mais Fenacon