Notícias

FENACON debate durante dois dias tendências para o setor de negócios

Compartilhe

A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON) iniciou, nessa segunda-feira (07/11), o primeiro dia do Congresso FENACON 2022. Durante dois dias, profissionais da área contábil e econômica debaterão serviços e ações sindicais e coletivas em prol não apenas das categorias, mas da sociedade.

“Teremos dias de debates referentes às nossas representações e tudo o que podemos oferecer à sociedade enquanto entidade. Este congresso já está sendo um sucesso”, destacou o presidente da FENACON, Daniel Coêlho, ao abrir os trabalhos do primeiro dia e agradecer aos parceiros. “Trataremos sobre diversos temas interessantes, principalmente assuntos voltados para os negócios”, ressaltou.

Em seguida, houve a apresentação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). “Quando olhamos a FENACON do tamanho que é, esta grande parceira do sistema contábil brasileiro, vemos que é responsável por lutas e conquistas, uma história que vem de 31 anos. Muita coisa evoluiu, mas temos carência e uma demanda muito grande da classe. Temos que dar uma resposta à sociedade, que todos saibam qual é a importância de entidades que protegem a sociedade. Temos que fazer cada vez mais e melhor”, disse o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Joaquim Alencar.

Em seguida, houve a palestra “A importância do sistema sindical”, que teve à frente o representante da Diretoria Jurídica e Sindical da CNC, Roberto Luis Lopes Nogueira. “A Federação exerce papel importante porque também poderá representar diretamente a categoria ao desempenhar um papel constitucional que é a negociação coletiva. Essa organização precisa ter tratamento de conexão, é um caminho de ida e volta. A Confederação está no topo e cabe a ela atuar junto aos órgãos públicos, como Senado, Congresso Nacional e Judiciário atuando contra leis que prejudiquem a categoria”, destacou.

O evento teve continuidade com a palestra sobre os serviços e os benefícios do SESC e SENAC. “O nosso foco é atender da melhor forma os trabalhadores. Todas as ações do SESC visam valorizar a integridade, inovação, acolhimento, excelência e a diversidade. São valores que buscamos incutir em tudo o que fazemos. Lembrando que atuamos nas áreas de educação, cultura, saúde, lazer e assistência. Precisamos identificar quem são as pessoas que têm direito ao SESC para podermos alcançá-las”, disse Ana Márcia Quitério, assessora de Relações Institucionais do Departamento Nacional do SESC.

“Essa é a grande questão pela qual o conhecimento do SESC é importante, saber qual é o raio de atividade de cada instituição”, disse Hugo Leonardo Chave, gerente de Finanças do Departamento Nacional do SESC.

O debate prosseguiu com a gerente de Programas e Diretrizes Educacionais do Departamento Nacional do SESC, Kelly Lima Teixeira. “Não à toa é uma instituição que está presente em todo o país, com mais de 1,5 milhão de atendimentos, mais de mil cursos ofertados somente no ano passado, desses 401 matrículas gratuitas, assegurando o nosso compromisso social e atendimento às pessoas de baixa renda para qualificar as pessoas. Nessa perspectiva atua em diversos segmentos, como na área de tecnologia da informação, turismo, gastronomia, entre outras. Estamos presentes no país inteiro, com 400 escolas”, destacou.

O Congresso FENACON, que também contou com as presenças dos ex-presidentes da Federação Sérgio Approbato, Carlos Castro e Valdir Pietrobon, terá continuidade nesta terça-feira (08/11), com cases dos Sindicatos do Espírito Santo, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Serra Gaúcha. Além disso, ocorrerá workshop jurídico e debates sobre negociações coletivas e sustentabilidade na representação sindical.

Mais Fenacon