Notícias

Ex-presidente Mário Berti destaca feitos da sua trajetória à frente da FENACON

Compartilhe

Presidente da Fenacon entre 2015 e 2018, Berti lembra que jamais imaginou ocupar este cargo

Ao longo da história da Fenacon, a instituição passou por crises econômicas, parcerias importantes se foram, outras novas vieram. Inúmeros desafios foram superados. Nesses quase 30 anos de trabalho, o que não faltou foi determinação e muita vontade de evoluir. O esforço dedicado por cada diretoria da Federação aponta que atuamos esse tempo todo no caminho certo, seja off-line ou online. E a pandemia do coronavírus nos mostrou isso.

Para ilustrar, vale destacar alguns feitos da oitava gestão da Fenacon, que teve início em 2015 e foi até 2018, à época presidida pelo empresário Mário Berti. O ex-presidente detalhou como foi sua atuação, destacando as dificuldades e conquistas enfrentadas no seu mandato.

“É muito gratificante participar deste momento da Fenacon. É um prazer ver uma entidade como essa se tornar tão forte e com tantas histórias bonitas para contar. E tudo isso não seria possível sem a contribuição de todos os profissionais desta instituição. A minha gestão foi marcada pela aproximação da Fenacon com os SESCONS e SESCAPS. Participei de mais de 300 eventos ao longo desse período. A intensão era fortalecer ainda mais os sindicatos”, aponta.

O ex-presidente Mário aproveitou a ocasião para revelar que sua atuação nos bastidores o levou, de forma natural, à presidência da Fenacon. “Jamais imaginei ser presidente. Sempre me dediquei de corpo e alma para conseguir atender às expectativas das entidades. Por conta disso, me tornei presidente por quatro anos, algo que jamais imaginei ser. E tive a sorte de dirigir a Federação num período em que a cobrança de contribuição sindical era compulsória e a certificação digital era muito forte”, lembra.

Berti também falou sobre a importância da sua gestão para os micro e pequenos empreendedores. “Há muito tempo a Fenacon abraçou a ideia de defender essa categoria. Na minha gestão, participamos de várias comissões, com o objetivo de buscar melhores condições de trabalho para este setor. Conseguimos uma parceria com o Sebrae, que disponibilizou aproximadamente R$ 3 milhões para a gente desenvolver um projeto neste sentido. Além disso, participamos ativamente da implantação do e-Social. E deu tudo certo. Fomos muito criticados por isso, mas hoje olho para o e-Social e visualizo nele uma ideia muito interessante”, destaca.

O ex-presidente Mário Berti encerra o bate-papo com um agradecimento a todos os presidentes que já passaram pela Federação, reconhecendo também o relevante trabalho da atual diretoria.

“Quero homenagear a todos os diretores e presidentes que passaram por aqui. Todos eles ajudaram a escrever, com letras de ouro, as páginas da história da Fenacon. Uma das maiores virtudes de um líder é saber escolher o seu sucessor. Neste aspecto, eu estou muito à vontade para dizer que o Sérgio Approbato está fazendo um excelente trabalho, mesmo que com muita dificuldade, com orçamento reduzido, tendo que repensar tudo. Sem contar que estamos atravessando uma pandemia, que provocou mudança na forma de trabalhar. E a Fenacon tem se adaptado bem para sobreviver a esse caos”, diz.

Confira a linha do tempo:

Mais Fenacon