Notícias

Contabilidade pública: tudo que você precisa saber sobre essa área

Compartilhe

Entenda como funciona a carreira de um contador da esfera pública.

Pixabay

A função da contabilidade pública é administrar o patrimônio público por meio do registro de atos e fatos contábeis.

No entanto, a principal diferença entre a contabilidade feita em empresas privadas e a feita em empresas públicas, é que nas públicas o objetivo é a melhoria da gestão, e não os lucros.

Além disso, a análise contábil tende a gerar relatórios que promovam a transparência e a prestação de contas à sociedade. Por isso, mesmo havendo uma gestão de receitas e despesas, um dos princípios da contabilidade pública é atender às necessidades e aos interesses dos cidadãos.

Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC – TSP Estrutura Conceitual), os Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs) devem apurar:

  • A eficácia do órgão público em servir à sociedade;
  • A situação atual dos recursos destinados a gastos futuros e as restrições para a utilização desses recursos;
  • As atualizações das cargas tributárias que possam recair sobre os contribuintes no futuro para efetuar o pagamento de serviços correntes,
  • A melhora ou a piora do órgão na prestação de serviços se comparado a exercícios anteriores.

Dessa forma, é possível verificar que a proteção do orçamento público é uma das prioridades da contabilidade pública, pois pretende sempre buscar serviços de maior qualidade com os menores preços, tudo isso com o objetivo de servir aos cidadãos da melhor forma, sem que os impostos precisem ser muito altos.

Carreira de contador no setor público

Vale lembrar que, após a publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), os contadores que buscam se estabelecer na contabilidade pública passaram a ganhar mais destaque.

Isso porque os contadores são essenciais para garantir que a gestão do patrimônio público e dos demais processos contábeis estejam de acordo com a legislação. 

Os profissionais também são fundamentais para promover a transparência fiscal por meio da publicação de relatórios que divulgam a atuação dos órgãos públicos.

O contador pode atuar em diversas funções no setor público, como: 

  • Analista administrativo em contabilidade;
  • Contador público;
  • Analista ministerial;
  • Analista de finanças e controle;
  • Consultoria de gestores públicos, entre outros.

Sendo assim, é possível encontrar vagas para trabalhar na contabilidade pública tanto por meio de concursos como por contrato, basta ficar atento às oportunidades. 

De qualquer forma, é preciso que o contador possua amplo conhecimento e esteja preparado para atuar com diversos tipos de demandas diferentes.

O que um contador público precisa ter?

Amplo conhecimento

Um dos principais requisitos de um contador que atua no setor público é ser generalista e se especializar em mais de um assunto. Isso porque os cargos exigem que o profissional tenha conhecimentos além da folha de pagamento e dos impostos a serem pagos pelos entes públicos.

O contador precisa ser especialista em tudo relacionado a orçamento e patrimônio público, bem como ter conhecimentos que envolvam administração pública, tributária, previdenciária, intermediação de captação de recursos, entre outros. Tudo isso tornará você, contador, muito mais qualificado para atuar na área.

Entender sobre controle público

A habilidade de entender tudo sobre controle público também é muito útil para o contador. Isso porque, sob o ângulo institucional e legal, suas atitudes profissionais têm relação com o exercício do controle.

Assim, o profissional pode exercer a função de controller nos mais variados setores de serviços públicos, elaborando relatórios de prestação de contas, apoiando a missão institucional do controle externo e abastecendo agentes fiscalizadores com dados fiscais, por exemplo.

Trabalhar habilidade de consultoria

Outra necessidade do contador público atual é ser capaz de atuar também como consultor para auxiliar outros profissionais de áreas distintas que estão executando atividades contábeis.

Além disso, implementar outros conhecimentos específicos ao controle público na gestão governamental é importante para que você possa começar a atuar como contador consultor do poder público.

Mantenha-se em constante atualização

Ser um contador público exige um amplo conhecimento que só pode ser adquirido por meio de constante atualização. 

Por isso, é importante sempre se manter atento a todas as novidades do mercado, inclusive do setor público.

Com informações do blog da Omie

Fonte: Portal Contábeis

Mais Fenacon